quarta-feira, 10 de junho de 2015



Um Fan Made, faz referência a algo (video,audio,objeto,etc) produzido por um ou mais fãs que de algum modo homenageia ou dá uma nova roupagem a um personagem ou ao universo de algo ou alguém admirado. Ou se preferir é aquilo que um fã faz, e não se fala mais nisso. 

O produto FanMade mais popular atualmente (Graças ao Youtube e as redes sociais!) são os Fan Films, e de uns tempos pra cá a coisa tá ficando mais e mais profissional e já surgem verdadeiros clássicos do gênero. Pensando nisso, achei que seria legal postar por aqui algumas destas obras de arte, infelizmente desconhecidas de muitos. 

Fan films, segundo a Wikipédia, são produções independentes relacionadas a uma obra existente (não necessariamente outro filme), criado por fãs. Um fã film pode ser considerada uma forma de artistas se expressarem e criarem filmes pelo fato de gostarem e não por fins lucrativos.

Alguns são feitos como projetos escolares, fã trailers, etc. Variam na qualidade podendo ser desde um curta metragem e até um longa metragem. Em geral um fã film não recebe autorização dos produtores, mas em casos notáveis pode ser reconhecido.

Pra começar vou lhes apresentar: The Punisher-Dirty Laundry. Considerando a alegria que todos estamos sentindo com a possibilidade d vermos o Justiceiro no seriado do Demolidor, não resisti a escolher este vídeo.

Neste curta de 10 minutos, vemos Thomas Jane, que viveu O Justiceiro no filme de 2004, encarnando Frank Castle mais uma vez neste fan film, que também conta com a participação de Ron Perlman (que ficou famoso como Hellboy). Na história, o Justiceiro se vê num dilema de ajudar ou não certas pessoas num lugar sinistro e barra pesada, contra uma gangue de criminosos.

Curiosidade: Este vídeo veio a público pelas mãos do próprio Thomas Jane durante a San Diego International Comic-Con (2012). Consta que depois de falar de outras coisas ele disse que tinha algo para mostrar: Daí do nada ela disse que fez um curta-metragem em que todos os envolvidos trabalharam de graça e pelo amor ao material. Esse curta se chama Dirty Laundry. Nas palavras do ator:

“Eu queria fazer um fan film de um personagem que eu sempre amei e acreditei – uma carta de amor para Frank Castle e seus fãs. Tive uma experiência incrível com todos os envolvidos no projeto, que participaram só pela graça dele. Foi divertido fazer isso do começo até o final e nós esperamos que os amigos de Frank se divirtam tanto assistindo quanto nós nos divertimos filmando.”



Ney Bellas

Gostou? Curta nossa fanpage!

0 comentários :