sábado, 4 de julho de 2015


Eis aqui amigos, mais um “MN”  por solicitação dos Nerds de plantão. X-Men Animated Series, ou somente, X-Men, foi um dos desenhos animados sobre os famosos mutantes que mais marcou uma época e que conquistou uma legião de fãs. Criado em 1992, exibido pela Fox e produzido por Larry Houston, a série apresentava uma das mais conhecidas formações dos X-Men: Ciclope, Wolverine, Professor Xavier, Gambit, Fera e Jubileu, em relação aos quadrinhos tiraram Psylocke  e incluiram: Tempestade e Jean Grey.
O desenho foi um dos maiores sucessos na época, sendo a maior audiência da emissora. O desenho abordou temas sobre Racismo, intolerância e religião. Além disso, uma das marcas registradas da série foi a música de abertura dos X-Men, composta por Michael Kamen. A série durou 5 temporadas, com um total de 76 episódios, sendo encerrada em 1997. No Brasil, foi exibida regularmente de segunda a sexta, na Glogo durante a década de 90. E à partir de 2000 reprisado na edição de sábado da TV Globinho até o mesmo ser substituído pelo TV Xuxa. O desenho voltou a ser "re-reprisado" na TV Globinho diária por um curto período.

Esta animação muitas vezes adaptou arcos famosos dos quadrinhos, como a Saga da Phoenix e até mesmo Dias de um Futuro Esquecido. Além disso, todo universo dos mutantes foi muito bem explorado e conseguimos ver nossos heróis em suas versões animadas respeitando suas contrapartes dos quadrinhos. 

Este desenho animado foi a segunda tentativa da FOX de um desenho animado dos X-Men na TV, depois do naufrágio do piloto de Pryde of the X-Men (algo como: O Orgulho dos X-Men) um projeto que não chegou a ser lançado. A animação apresentaria os mutantes pela ótica da recém chegada Kitty Pryde que mais tarde viria a se tornar a Lince Negra. Dessa vez, a equipe de mutantes era composta por: Ciclope,Tempestade, Colossus, Noturno, Cristal e Wolverine.

                                                                                      
Curiosidades:

No episódio: A Cura, da 1ª temporada é onde surge pela primeira vez a ideia de uma "cura" para os mutantes, muito antes de Joss Whedon colocar a ideia nos quadrinhos dos mutantes e da ideia aparecer no filme X-Men 3: O Confronto Final.
Depois que a série parou de ser transmitida no EUA, lançaram uma HQ semanal chamada “The New Adventures of X-Men” (As novas aventuras dos X-Men) dando sequência a história de onde havia parado no desenho.


Na dublagem brasileira (como de costume!) vários personagens, na tradução, ficaram com outros nomes. O vilão Ômega Vermelho, os membros da Tropa Alfa Pigmeu, Estrela Polar e Aurora tiveram seus nomes mantidos no original inglês, enquanto Guardião, personagem importante do passado de Wolverine, foi chamado de "Vindicator" (na realidade, Heather Hudson, esposa do Guardião é quem usaria tal codinome ao substituí-lo na tropa). A vilã Lady Letal, porém, teve seu nome equivocadamente traduzido e figurou na série como "Dama da Morte".

Deste eu tenho certeza que MUITOS se lembraram, mas será que gostaram da lembrança? Comente.

Gostou? Curta nossa fanpage!

0 comentários :