domingo, 14 de fevereiro de 2016


Marshal Law é um personagem criado em 1987 por Pat Mills (roteirista) e Kevin O'Neill (desenhista)  para o selo Epic Comics  (linha editorial adulta da Marvel Comics que durou de 1980 até 1998). Marshall Law teve uma minissérie em seis edições publicada aqui no Brasil e uma “one shot” (Edição Especial) intitulada Crime Castigo. A série é uma sátira sobre o gênero super-herói, caracterizada por sua extrema violência gráfica e nudez. Na mini-série original, Joe Gilmore (Marshal Law) um ex-supersoldado consumido com auto-ódio sobre ser um super-herói criado pelos Estados Unidos para lutar na "Zona" - guerra travada na América do Sul - que precisam se readaptar à vida civil (uma forte alusão à Guerra do Vietnã) em uma San Futuro (ex- São Francisco) devastada por um terremoto. Joe Gilmore então entra para a polícia de San Futuro, agora como Marshal Law, um caçador de super-seres degenerados e enlouquecidos. Marshal Law possui força sobre-humana e não pode sentir dor, o que lhe permite lutar com seres muito mais fortes e poderosos que ele. Também possui à sua disposição um enorme arsenal.
Pode se sentir as influências de Watchmen no modo em que os super-heróis são mostrados e, principalmente em Crime e Castigo, isso é bem evidente e divertido: os heróis estão todos em um manicômio.

O que torna as histórias deste personagem único e interessante é a forma como a Marvel tem seus heróis detonados. Dúvida?  O enredo da Mini série de seis edições girava em torno das tentativas de Marshal Law para desmascarar o Sleepman (Um louco vestindo um traje preto, capa preta e um saco marrom sobre a cabeça), um assassino em série e estuprador que ataca mulheres vestidas como Celeste, a atual namorada do super-herói Espírito Público. Para Marshal Law o tal Espírito Público esta por trás de tudo o que é fraudulento e hipócrita, por isso suspeita que o próprio Espírito deva ser responsável pelos crimes do Sleepman; sem nenhuma prova, porém, o culpado fica impune até uma revelação surpreendente de uma ex-super-heroína que revela que as suspeitas do Marshal Law podem não estar muito longe da verdade.

Em Crime e Castigo conhecemos o Perseguidor que é alguém que teve sua família assassinada e virou um caçador de criminosos. Lembra alguém, não é? Porém, o que aconteceu de trágico em sua vida foi apenas uma conseqüência direta de seu passado como torturador do governo. Em dado momento de sua carreira vai parar no manicômio, junto dos outros super-heróis que têm problemas mentais ainda piores. Tem um homem que se estica e que fala com sua “esposa invisível”, há os patriotas extremistas, escaladores de paredes, e outros que pensam ser deuses ou magos supremos. 

Então me diga, quem lembrava desse "super-herói"? 

Gostou? Curta nossa fanpage!

0 comentários :