domingo, 27 de novembro de 2016

Também conhecido como: "Ajax, o Caçador de Marte"(J'onn J'onz - John Jones), é um dos super heróis da DC Comics criado pelo roteirista Joseph Samachson e pelo artista Joe Certa em setembro de 1955 na revista Detective Comics #225. No original americano, seu nome é "Martian Manhunter" (Caçador de Marte). O nome "Ajax" foi dado pela Editora Brasil-América (EBAL), para poder caber dentro dos balões de diálogo no “formatinho” adotado no Brasil, e posteriormente mantido pela Abril. Só recentemente, com a publicação da DC Comics pela Panini é que se tentou a tradução do seu nome original, mas o nome Ajax volta e meia é citado. 
Apesar de transmorfo, sua aparência adotada como herói é próxima ao original marciano: pele verde, lisa e sem pelos, humanóide, mas claramente alienígena.

Sua primeira aparição se deu em 1955 na história “The Strange Experiment of Dr. Erdel” (A estranha experiência do Dr. Erdel).
Nesta 1ª versão de sua origem, J'onn J'onzz era um guardião da paz em Marte. Sendo um dos maiores guardiões e protetores de seu planeta por muitos anos.
Então em 1955, um cientista da terra chamado Dr. Saul Erdel, acidentalmente teleportou J'onzz de Marte para a Terra.  Infelizmente, o Dr. Erdel morre, deixando J'onn preso em nosso planeta e incapaz de retornar a marte. Logo, J'onzz resolveu usar seu tempo na Terra para ajudar os outros, assim como fazia em seu planeta natal. Devido a suas habilidades transmórficas, ao longo dos anos ele assumiu muitas formas e desempenhou muitos papéis, tais como: detetive, espião, super-herói e etc. Embora, tenha dedicado a maior parte de seu tempo usando a identidade de um homem chamado John Jones, um detetive falecido.
Apesar de alienígena, J'onn Jónzz sempre usa seus poderes proteger os fracos e servir a justiça.
Ele é, em várias versões, um dos membros fundadores da Liga Da Justiça, estando presente em quase todas as encarnações da equipe no universo de quadrinhos da DC. Também é possível vê-lo na série de TV em desenhos animados ("Liga da Justiça sem limites").

Poderes

Super força = Seu nível de força é igual ao do Capitão Marvel (Shazam) e (talvez) Superman.
Velocidade sobre-humana = Não tão veloz quanto o Superman ou o Flash.
Quase Invulnerabilidade = Ele possui grande resistência a ataques poderosos.
Mudança de densidade = Pode ficar até mesmo intangível, podendo atravessar matéria solida.
Invisibilidade = Pode ficar invisível.
Visão marciana = Visão de raio-lazer e de raio-x.
Longevidade = Supõe-se que seja capaz de viver até 6 mil anos.
Transmorfismo = Pode mudar seu corpo formato e cor, também é capaz de se transformar em outra pessoa ou qualquer tipo de criatura.
Telepatia = Pode entrar nas mentes de outras pessoas, ler os pensamentos atuais e se comunicar com elas.
Voo = Pode voar a grandes velocidades.
Elasticidade de braços = Pode alongar sua carne e ossos e esticar partes úteis como braços e pernas.
Vulnerabilidade ao  Fogo

Desde suas primeira histórias J'onn tem sido apresentado como vulnerável ao fogo.
Na Era de Prata, ele temia tanto o fogo que chegava a ficar inconsciente quando o via.
Mais tarde, foi explicado que o fogo é um inimigo natural de todos os marcianos.
Na Era de Bronze, essa fobia veio a se tornar mais definitiva, fazendo-o perder lentamente seus poderes e, eventualmente, a consciência.
Nos Novos 52, foi revelado que ele tem uma fraqueza psico-somática ao fogo, decorrente da destruição traumática da raça marciana.
Na TV

Ajax nunca teve um programa próprio na TV, mas já apareceu como convidado em alguns. O primeiro foi “Liga da Justiça” (1997), especial de baixo orçamento com David Ogden Stiers como Ajax. O segundo foi a série de TV “Smallville” com Phil Morris interpretando o personagem em 2010 e recentemente interpretado pelo ator David Harewood no seriado “Supergirl” (2016).




Gostou? Curta nossa fanpage!

0 comentários :