terça-feira, 6 de dezembro de 2016




A maneira de consumir as série de TV mudou graças aos serviços de streaming. De todas essas novas plataformas que nos oferecem o melhor do cinema e da TV, a Netflix é a mais popular.

Um dos grandes mistérios da Netflix é o de nunca revelar a sua audiência. A razão para isto é mais simples do que parece.

Em janeiro de 2016, o canal NBC usou a plataforma Symphony para, por Shazam, obter informações sobre os programas que estavam assistindo os usuários da Netflix que, voluntariamente, poderia revelar o conteúdo pela trilha sonora do mesmo.

Durante todo o mês nós aprendemos que Jessica Jones foi a série mais assistida da Netflix, com 4,8 milhões de espectadores, embora estes dados possam não ser 100% correspondentes com a realidade. Em meados de 2016, Nielsen filtrou os dados de mais de 6 milhões de espectadores que assistiram Orange Is the New Black em seu primeiro dia de lançamento, em junho. Se existe uma obsessão por saber o público de uma serie famosa porque não revelar?

Desde que Ted Sarandos criou a plataforma de streaming Netflix, a televisão mudou: as pessoas não vêem televisão por cabo padrão, elas agora se inscrevem voluntariamente para assistir a um determinado programa. Na televisão, as empresas estão mais interessadas em atrair um público alvo, por isso saber informações como idade, sexo entre outras informações é fundamental para que a televisão ganhe mais audiência com seus anunciantes.

No entanto, serviços como a Netflix não são baseadas neste padrão, porque ela está interessada, basicamente, em que as pessoas se inscrevam. Uma vez que você o fez, a Netflix tem controle total de ambos os grupos etários, bem como outras opções de consumo pelo assinante (quantos capítulos vê por dia, se você os assiste por inteiro ou não, se é um adolescente ou uma pessoa com 70 anos de idade, etc… ).

Desta forma, você pode alterar a programação de televisão ao sabor de uma empresa, e as próprias séries e o modo como os usuários consomem são a melhor indicação para desenvolver estratégias futuras. Então, basicamente a razão pela qual a Netflix nunca revelar o seu público é muito mais simples do que parece: ela está atrás de assinantes, e não de anunciantes, de modo que mais pessoas passem a assistir suas séries o que atrai mais pontos que a televisão.

Gostou? Curta nossa fanpage!

0 comentários :