sábado, 14 de janeiro de 2017


Pois é, O Filme Sexta-Feira 13 foi tão popular nos anos 80 que acabou ganhando uma série televisiva em 1987. Friday the 13th: The Series, no Brasil: Sexta-Feira 13 - O Legado ou A Loja do Terror como era anunciada na Globo.  
O seriado, apesar de usar o mesmo nome, não tinha NENHUMA relação com o filme: Sexta-Feira 13. Na verdade, o ritmo e as histórias lembravam MUITO a série Além da Imaginação.

A série foi criada por Larry B. Williams e Frank Mancuso Jr, sendo uma produção canadense, foi inteiramente filmada na cidade de Toronto! Era um seriado de terror/suspense sobrenatural exibido entre os anos de 1987 e 1990. Teve 72 episódios, de aproximadamente 60 minutos, distribuídos em 3 temporadas. 

Originalmente a série se chamaria The 13th Hour ("A 13ª Hora"), porém o produtor Frank Mancuso, Jr. acreditou que isto poderia afastar muitos telespectadores, e preferiu o nome Friday the 13th (Sexta Feira 13), para atrair deliberadamente mais público. E, como já mencionei, a série não tem qualquer ligação com a franquia Sexta-feira 13, já que Jason Voorhees não aparece e sequer é mencionado em qualquer episódio. Porém, tanto os filmes, quanto a série tem algumas associações em seu elenco e na equipe que o produziu. O Produtor do programa, Mancuso, Jr., também produziu os filmes da série, desde Sexta Feira 13 Parte 2 (1981) até Sexta Feira 13: Parte VIII (1989), um ano antes do fim da série televisiva). A estrela do programa, John D. LeMay, também apareceu posteriormente em Jason vai para o Inferno: A Sexta Feira Final, e o ator convidado John Shepherd interpretou Tommy Jarvis em Sexta Feira 13: Um Novo Recomeço. O diretor David Cronenberg, responsável por um episódio da série de TV, apareceu em Jason X. Fred Mollin, Rob Hedden e Tom McLoughlin também trabalharam nas duas produções.


As histórias apresentadas na série são independentes entre si. Contudo, são amarradas por um tema central, uma loja de antiguidades, que vende objetos amaldiçoados. O proprietário Lewis Vendredi, (o ator R. G. Armstrong), havia feito um pacto com o diabo para ter dinheiro e imortalidade, vendendo em troca os estranhos objetos de sua loja, que levariam desgraça e morte aos compradores. A informação é trazida no episódio A Herança (The Inheritance). Estando depois arrependido e sentindo-se culpado pela morte de tantos de seus clientes, ele tenta desfazer o pacto e por isso desperta a fúria do próprio demônio. Com sua morte, a loja é então entregue como herança para seus sobrinhos Ryan Dallion (John D. LeMay), e Michelle “Micki” Foster (a canadense Louise Robey, que desapareceu das telas depois da série), que são primos distantes que não se conheciam até se encontrarem pela primeira vez por conta dos assuntos sobre a loja de antiguidades. Todavia, eles não imaginariam o indesejável legado que estariam recebendo através de uma maldição satânica. Enquanto olhavam a loja para avaliarem o que herdaram, conhecem o fornecedor de antiguidades, Jack Marshack, interpretado pelo ator inglês Chris Wiggins, um velho amigo do Tio Lewis e estudioso de História e Ciências Ocultas. Juntos eles descobrem que os objetos vendidos pela loja carregam uma maldição que espalha o mal e a morte para as pessoas que se apossam deles, e o trio se convence de que eles deverão recuperar esses objetos o mais rápido possível para evitar mais tragédias. E dentro dessa ideia básica se desenrolam todos os episódios da série, contando as aventuras do casal de primos e o velho para tomarem de volta as antiguidades malditas, sendo que a cada novo episódio o tema é um objeto diferente, variando entre uma boneca, uma estátua de cupido, um bisturi cirúrgico, um par de luvas de boxe, etc, e como os quais não podem ser destruídos, após recuperados, eles são trancafiados num local onde ninguém poderá novamente ter contato com eles. É dentro desse espírito que se desenrola a série, que chegou a ser lançada em VHS no Brasil pela CIC Vídeo, em fitas contendo apenas dois episódios. Sendo atualmente um material raro e fora de catálogo.


CONVITE!
Se você aprecia este tipo de postagem, lhe convido a se juntar ao nosso GRUPO no facebook que é dedicado a compartilhar curiosidades e imagens do passado antigo ou mesmo mais recente, desde que sejam curiosas e que nos tragam boas memórias.
JUNTE-SE A NÓS: MEMÓRIA NERD 

Gostou? Curta nossa fanpage!

0 comentários :