terça-feira, 3 de janeiro de 2017


A ideia que Darth Vader tinha uma casa em algum lugar em uma galáxia muito, muito distante não é nova. O designer de conceito do Star Wars Ralph McQuarrie teve a ideia décadas atrás, mas nenhum cineasta conseguiu encaixar a ideia nos filmes. Isso até o Rogue One.

Em Rogue One nós finalmente pudemos ver o castelo de Vader. Ele fica no planeta Mustafar, o mesmo planeta onde um Darth Vader mais jovem e bonitão lutou contra Obi-Wan Kenobi, perdeu alguns membros e foi forçado a começar a usar a roupa que nós tanto adoramos.
Em uma entrevista para o StarWars.com, o veterano artista de conceito da Lucasfilm e designer de co-produção de Rogue One Doug Chiang fala longamente sobre o castelo de Vader, vale muito a pena ler. No começo ele fala porque ele está no filme, qual o seu propósito, como foi desenvolvido seu design e mais.
Conceito artístico do Castelo de Vader no livro The Art of Rogue One.


Aqui um pouco do que Chiang falou:
O castelo de Vader foi muito divertido. Quando eu soube que nós possivelmente iríamos voltar para o castelo de Vader, eu adorei a ideia de “Ok, vamos estabelecer a casa de Vader”. A ideia inicial era, “Porque Vader moraria aqui?”. Na nossa cabeça, nós começamos a inventar um pouco da história por trás. Que talvez esse lugar tivesse um significado especial para ele, e que aqui é para onde ele vem para meditar e se curar. Nós começamos com a ideia que talvez o castelo devesse ser construído em torno da sua câmara de tanque bacta, e que ele volta aqui para se rejuvenescer e também meditar. Então partindo daí, a estrutura em si cresceu do tanque bacta e testamos algumas ideias. Nós tentamos desenhar um formato icônico, e nós sempre adoramos torres altas. Ralph McQuarrie desenhou uns pequenos esboços [do castelo de Vader] que eram bem interessantes. Eles eram umas versões angulares de uma torre, e eu entendi seu potencial e exagerei um pouco a partir disso.
Uma das coisas que tentamos logo cedo foi a ideia de um diapasão, um visual meio duas torres. E era bem interessante, porque começou a dar várias ideias para Gareth tipo, “Bem, talvez a estrutura seja construída assim porque é como um diapasão. Está afinando a energia do lado negro.”. Então nós expandimos isso ainda mais com o Jedha. O templo Jedha com sua torre reflete isso mas do lado bom da força. Então quando você vê o filme, você pode começar a enxergar, “Ok, Jedha tinha sua própria torre, que era feita como uma torre de afinação. A torre de Vader, o castelo de Vader, tinha a mesma coisa mas preta, enquanto a Jedha era branca.”. Você meio que começa a ver o bom e o mau. Você pode não perceber à primeira vista, mas esperamos que essa seja o fundamento das sutilezas do design que o público em uma segunda vista vá gostar. E eu sempre gosto de construir esses elementos assim porque deixa o design mais coerente, deixa o filme mais coerente, e em geral deixa a linguagem do design mais autêntica e real.
A entrevista então se encaminha para uma citação de Chiang no livro The Art of Rogue One onde ele sugere que talvez exista uma caverna Sith embaixo do castelo. Aí as coisas ficam bem interessantes.
Voltamos para a ideia original de, “Bem, porque Vader estaria aqui?” e tinha uma série de pinturas e esboços que Ralph McQuarrie fez, onde Luke visita Vader nessa caverna subterrânea cheia de lava. Eu sempre achei que era uma imagem interessante, porque tem esse lago de lava dentro da caverna onde tem o trono de Vader. Então pegamos essa ideia e pensamos, “Ok, talvez nos níveis inferiores do castelo de Vader tenha essa parte mais antiga. Que ele na verdade construiu o castelo sobre a fundação de uma estrutura antiga.”. Se você olha o design acabado, ele tem esse elemento muito forte de uma estrutura que está lá por um motivo, e que esse motivo era canalizar a energia do lago de lava. Se você olha para o design da base parece muito com uma represa, e como a lava passa por ela possivelmente pegando sua energia. Então nós pensamos “Ok, essa é a fundação. Talvez mais fundo ainda, ou embaixo dela, exista uma parte ainda mais antiga, que é a caverna natural onde Vader vai meditar.”. Visualmente, nós tentamos criar uma espécie de história para a torre. A base é o mais antigo, a represa de lava talvez tenha sido a fundação para Vader, e a torre foi a adição que Vader fez.





 Obviamente, você não enxerga isso tudo assistindo o filme. O castelo é uma espécie de mistério. Mas o tanto de pensamento que foi colocado nele, e esse pano de fundo elaborado, sugere fortemente que não é a última vez que vamos ver o castelo de Vader. Talvez ele tenha um papel em Rebels. Ou talvez Kylo Ren o visite na nova trilogia. Se realmente existe uma caverna Sith por baixo (ou até mesmo se ela não exista),o castelo parece um lugar onde Kylo, ou até mesmo Luke ou Rey, possam obter algum conhecimento importante.
Visite o StarWars.com para muito mais de Chiang. É uma ótima entrevista.

Gostou? Curta nossa fanpage!

0 comentários :