quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Como já dissemos antes,  de todos os gêneros de séries que são lançados o que mais sofre é a ficção científica.  Proporcionalmente este é o gênero em que são lançadas menos séries e proporcionalmente também é o que tem maior número de cancelamentos.

Durante os outros 24 posts este gênero apareceu algumas vezes, e entre os assuntos prediletos utilizados por ele estão as viagens no tempo.   Consideraremos mais três exemplos de cancelamentos prematuros, e com algo a mais: em dois casos a série morre no piloto e em um dos casos é uma série inglesa, muito boa e que infelizmente não teve continuidade. 

Comecemos com a mais antiga: "THE TIME TRAVELERS"  de 1976, que foi batizada no Brasil de "Degraus do Passado". Por que? No final diremos. Bem inicialmente podemos considerar dois pontos sobre a série um a favor e outro contra. A favor: a série era produto da criação de Rod Serling (criador de 'Além da Imaginação') e Irwin Allen (criador de Túnel do Tempo, Perdidos no Espaço, Terra de Gigantes e outras séries e filmes catástrofe) ou seja tinha tudo para funcionar. E contra: a série foi proposta em 1976 uma época em que as TVs não investiam muito em séries, além disto Allen tinha fama de querer filmagens grandiosas e portanto caras (esquecendo-se de que ele 'garimpava' cenas de outros filmes para diminuir os custos). A história se passa no tempo presente (1976) e aborda uma estranha doença que ameaça se alastrar de forma catastrófica pelo mundo. Acontece que os cientistas ficam sabendo que no século XIX uma doença semelhante foi tratada pelo Dr. Joshua Henderson (Richard Basehart , o major Nelson de 'Viagem ao fundo do mar'), porém suas anotações se perderam num incêndio em 09/10/1871 em Chicago (um incêndio colossal e histórico). A única forma de conseguir estes documentos seria voltando no tempo. Convenientemente havia um outro grupo de cientistas que estudavam o tempo, e que haviam criado um sistema (não testado)que possibilitaria voltar ao passado. Para a missão são convocados o patologista Dr Clinton Ernshaw e o ex-astronauta (!?!?!?)Jeff Adams, o plano era chegar quatro dias antes do incêndio, mas como todo mundo sabe as coisas nunca funcionam corretamente. Assim por um erro nos computadores (ah, estes computadores!) eles chegam um dia antes do incêndio e claro que isto dificulta e torna as coisas mais difíceis, sem contar os outros eventos que podem impedir o sucesso da missão.
Enfim, a série não foi aprovada e o filme piloto não foi mais exibido na TV, porém pode ser assistido na íntegra  no YouTube (dublado). Ah, sim! Não me esqueci do detalhe do título em português. Chama-se "Degraus para o passado" porque os viajantes se utilizam de uma escada que se inicia no tempo presente, passando em meio a uma névoa e saindo numa escada agora no passado........

A próxima série é "PARADOX" de 2009. Esta é uma série inglesa, e quem não costuma assistir séries de lá precisa saber alguns pontos: geralmente as séries são curtas podem variar de 03 a 13 episódios; os caras fazem milagres com pouco dinheiro; com pouco dinheiro os roteiros são melhores; com poucos capítulos a história flui com mais coerência e rapidez (sem 'enrolation'); os cancelamentos geralmente são por questões financeiras. Dito isto, falemos da série: na série um cientista que trabalha para o governo monitorando satélites recebe uma série de fotos de fonte não autorizada. Pesquisando a origem das fotos descobre que vieram do espaço (de um dos satélites) e mais, que as fotos parecem mostrar eventos que ocorrerão no futuro. Ele contata a polícia que lhe envia uma agente e sua equipe. Óbvio que eles não acreditam na história das fotos serem do futuro, mas após investigações e falhas em conseguir impedir algumas mortes, os policiais passam a acreditar que as fotos preveem o futuro. 
O problema é que as fotos vem sem nenhuma indicação de qual é o caso ou em que local vai ocorrer, o grupo tem de desvendar estas questões para salvar vidas. Com o tempo percebemos que os acontecimentos não são aleatórios, tem ligação entre si e indicam um evento maior a ocorrer no futuro. Assim a série mantém o suspense e nos apresenta argumentos convincentes para o desdobramentos dos fatos. Foram apenas cinco episódios e foi lamentável a série ter sido interrompida. Mas o pior de tudo é que ela foi interrompida com um gancho.........

O último também se trata de piloto que não foi adiante, desta vez produzido pelo Canal SciFy. Chamava-se "REWIND" e é de 2012. Mas ao contrário do que possa pensar o piloto não é realizado do jeito 'TRASH' que o canal costuma fazer. Ao contrário é até bem feito, porém só em questão de técnicas de filmagem e fotografia. A história é a seguinte: num belo dia no centro de Nova York a equipe anti-bombas luta para desarmar um artefato nuclear dentro de uma van. Enquanto isto as pessoas andam pelas ruas sem nada desconfiarem, ao mesmo tempo temos o suspeito que construiu a bomba sendo interrogado, sem nada dizer. É quando aparece o herói da pretensa série que se tranca com o suspeito afim de 'extrair' algumas informação (ele acredita que consegue extrair informações de qualquer um). Ao mesmo tempo (sim, isto mesmo) a amada esposa do herói volta de uma viagem e desce na estação de ........Nova York!!! O herói não consegue nenhuma informação, porém o suspeito lhe informa que tudo é por causa de sua falecida esposa. E que se fosse evitado que ela morresse a bomba não explodiria. E mais, o cara diz que quem vai fazer isto é o herói......(pausa dramática). Bom, a bomba explode, o terrorista se mata, a esposa do herói morre. E a melhor cena: Nova York é pulverizada!! Passa um tempo, como sempre o herói agora está um 'farrapo' pela perda da esposa, o departamento o dispensou, mas.....e tem sempre um mas......Por coincidência um grupo estudava uma máquina que permitiria viajar no tempo (mas que sorte!) e como perder Nova York foi um prejuízo político, as autoridades resolvem enviar uma equipe ao passado para mudar somente uma coisa que alterasse o futuro. 
Óbvio que entre os escolhidos estava o herói em desgraça. Para voltar ao passado uma máquina abre uma 'janela' no tempo chamada "janela de oportunidade" e lá vão os heróis salvar Nova York (e a esposa querida né!!!!!). Quais os problemas do piloto: falta química entre os atores; foi usado o livro "Os Maiores Clichês do Cinema e da TV"; e o final do piloto parecia ser o final da série......tudo foi resolvido! Então o que poderia acontecer no segundo episódio? Outra explosão, ou ameaça, ou rapto que justificasse dar um 'jeitinho' no passado? Jamais saberemos, a série morreu no parto......e nunca mais se falou no assunto.......

Bem, e assim lá se vão mais três séries para o 'paraíso das séries' ou para o 'limbo das séries'. Das três que apresentamos hoje uma foi sugestão de um de nosso leitores (Degraus do Tempo), então o que está esperando? Lembra de alguma série que foi cancelada na primeira temporada, no piloto ou no planejamento? E que não apareceu ainda em algum dos posts? Então mande-nos o nome! Aí embaixo, nos comentários. E ela fará parte de nossos futuros posts, caso nossa série não seja cancelada.......

Leia também:

CONVITE!

Se você aprecia este tipo de postagem, lhe convido a se juntar ao nosso GRUPO no facebook que é dedicado a compartilhar curiosidades e imagens do passado antigo ou mesmo mais recente, desde que sejam curiosas e que nos tragam boas memórias.
JUNTE-SE A NÓS: MEMÓRIA NERD

Gostou? Curta nossa fanpage!

0 comentários :