domingo, 12 de fevereiro de 2017

Houve uma época em que os chamados filmes catástrofes infestavam as telas de cinema e eram receitas garantidas de sucesso nas bilheterias. Também houve ocasiões em que os chamados filmes de terror envolvendo o fim do mundo (bíblico) teve seu espaço. 

Então não é de se admirar que vez por outra apareçam séries que abordem estes temas ou algum relacionado. Vamos considerar três delas, sendo que chamamos especial atenção para duas delas que como verão são no mínimo curiosas: uma por ter seu fim decretado por que tinha  um "enredo muito sofisticado (!?!?!?!?!?)" e outra por ser um exemplo prático de "atirar para todos os lados". Vamos lá?

Ano 2005 - série "POINT PLEASANT" (sugestão de nosso leitor) - neste caso gostaria de começar um pouco diferente, gostaria de começar pelos motivos do cancelamento: um deles até certo ponto válido: apesar  de um bom começo e com grandes perspectivas, com o tempo a série adotou um estilo parecido com "Melrose Place" e "THE O.C." e menos estilo "Buffy" (estava deixando de lado o suspense e o terror). O outro motivo é o que causa maior espanto: alguns afirmavam que o enredo era muito sofisticado e enfatizava a crueldade humana no relacionamento de uns com os outros como razão primitiva para o mal. Reclamar porque o enredo é sofisticado (que é um eufemismo para inteligente e que exige atenção) é mesmo o 'fim da picada'! É claro que a crueldade humana é que é responsável por grande parte do mal do mundo! 
"Point Pleasant" contava a história de Christina Nickson que certo dia aparece boiando no mar próximo à Costa do balneário Point Pleasant. Ela é rapidamente resgatada e ressuscitada por Jesse Parker médico local e é acolhida por sua família. Agora ela precisa saber quem realmente é e o que aconteceu com sua mãe que desapareceu após seu nascimento. Mas as coisas não são tão simples: quem fica próxima a garota começa a expor seus sentimentos e desejos mais reprimidos. A garota também passa a presenciar estranhos fenômenos e acontecimentos (pessoas que a aborrecem sofrem 'acidentes'), que a levam a concluir que talvez ela seja filha do demônio (!!!!) e que ela poderia trazer ou fazer parte do ........ Armagedon! É quando aparece na ilha Lucas Boyd que se torna interesse romântico da garota (mudando um pouco o estilo da série como vimos) e que veio para ajudá-la a fazer a escolha certa (ele pode impedi-la de ser parte do Armagedon).......

Em 2015 estréia "CONTAINMENT", outra série sobre uma ameaça à população americana e sabe-se lá: mundial, causada por uma estranha doença. A serie é baseada na minissérie belga "Cordon" e a versão americana foi 'criada' pela mesma criadora da série "The Vampire Diaries". Se a série original teve apenas 10 episódios, seria mesmo uma boa ideia criar uma versão americana sem definição de prazo? Parece que algumas pessoas acharam que sim e a série foi lançada pela CW. Na história num determinado hospital um paciente aparenta sintomas de uma forte gripe, mas por se tratar de um ilegal não quer ficar internado. A doença vai evoluindo e quando o tal paciente vai sair do hospital tem um colapso na porta e apresenta sintomas semelhantes ao ebola hemorrágico. Uns segundos antes do colapso este paciente tem contato com uma médica, tosse nas mãos e tem de assinar um documento isentando o hospital de responsabilidade. A médica lhe dá uma caneta e ele lhe devolve. Algumas horas mais tarde a médica está morta e várias pessoas pacientes, médicos e enfermeiros apresentam sintomas semelhantes. As autoridades entram em ação imediatamente e isolam o hospital, mas descobrem que o primeiro paciente não é o paciente "zero" e que este está em algum lugar no bairro próximo. 
Especialistas calculam a distância entre o início do foco (o hospital) e o alcance de uma pessoa andando e numa demonstração de incrível habilidade arquitetônica e de total preparo para este tipo de situação, levantam uma cerca ao redor de vários quarteirões no meio da cidade fazendo uma área enorme de contenção. Claro que os problemas seriam enormes: não há forças policiais expressivas dentro da área em quarentena; a noiva do oficial responsável ficou presa dentro do perímetro assim como seu melhor amigo; sem motivo real alguns policiais se rebelam por não aceitarem o comando; como todo ser humano faz numa hora de perigo de vida as pessoas começam a saquear, roubar e matar; o melhor amigo do responsável pelo cerco de uma hora para outra passa a ter raiva dele, sua única preocupação é ele mesmo; alguns tentam sair e são fuzilados sumariamente; o responsável (Lex) nota que só foi colocado no comando para levar a culpa; e começam os 'joguinhos' do poder. Desde o início o diretor impõe uma interpretação tensa nos personagens, parecem prontos a explodir logo no início do cerco e isto passa a incomodar quem assiste. Resultado: cancelamento!

E finalmente a 'cereja do bolo': "AFTERMATCH" ! Uma produção da SciFy, o que já indica o que vem por aí. Este é o seriado que serve de exemplo vivo (ou quase) daquele ditado: "atirar para todos os lados". A série envolve: tempestades torrenciais; furacões; terremotos; cometas; livros e objetos de cunho religioso; zumbis; seres alados; fantasmas (espectros); demônios e péssimas interpretações. Faltou apenas um 'sharknado' porém não posso garantir que não houve, porque não aguentei assistir até o fim! A história começa com uma evacuação às pressas de uma faculdade ou coisa parecida, na última cena o ator principal pega alguns itens religiosos e um livro (aha!) antigos (com certeza não foi atoa). Durante o tempo em que se mostra a evacuação da biblioteca e o principal indo para casa, há um áudio de rádio que nos informa em que pé estão as coisas. Grandes tempestades e outras catástrofes assolam o país (não se fala do resto do mundo)e as autoridades pedem para que ninguém saia de casa (a coisa deve ter acontecido de uma hora para outra já que haviam pessoas trabalhando). Corta para a casa do protagonista. Toda a família está em casa, ouvindo as notícias, e aí as coisas começam a ficar estranhas. Primeiro uma tempestade se forma do nada e chovem ......peixes!!! A seguir aparece um policial perguntando se eles tinham visto três rapazes que haviam sumido na floresta e do nada, sem que ninguém perguntasse, aproveitam para dizer que uma família inteira foi trucidado por um de seus membros (!!!!!). Os policiais vão embora e depois que não estão mais à vista.....adivinhem......claro dois dos caras aparecem e atacam a família. A esposa que é militar atira várias vezes num deles que morre, o outro (mesmo baleado) sai de casa carregando a filha do casal e sai.......voando!!!!! 
A família parte imediatamente atrás e a partir daí temos: pessoas que contraem um vírus misterioso e se tornam assassinas; espectros que saem das pessoas infectadas; um cometa que cai justamente onde estavam as pessoas não contaminadas ou imunes e finalmente a conotação religiosa relacionada ao fim do mundo (os itens que o cara pegou ao sair da faculdade lembram-se?). Como se não bastasse o que comentei, tem também as reações dos personagens: a menina raptada mesmo sabendo sobre as catástrofes que estão ocorrendo só pensa em encontrar o namorado!! e escondido!!;  o resto da família (exceto a filha mais velha) não acredita em nada do que ouve mesmo vendo um espectro abandonando o corpo de um dos rapazes! Mesmo depois da filha ter sido raptado por um cara que voa! A única que acredita é a filha mais velha que tem um jeito de maluca. A filha mais nova que foi raptada, ao invés de querer voltar para a família......quer ir ver......o namorado!!!! Os celulares só funcionam quando é para complicar a vida de um dos personagens ou para que a família continue em busca da guria raptada. Realmente não dá para se levar a sério uma série com este roteiro. Cancelamento merecido! 

Pessoal, gostaríamos de contar com sua ajuda. Digam aí nos comentários o que estão achando, se tem alguma sugestão de série ou de abordagem do assunto. Precisamos saber se vocês estão ou não curtindo nosso trabalho. Lembre-se o 'fantasma do cancelamento' está rondando e infelizmente nossos posts não são imunes a seus ataques......

Leia também:

Convite!

Se você aprecia este tipo de postagem, lhe convido a se juntar ao nosso GRUPO no facebook que é dedicado a compartilhar curiosidades e imagens do passado antigo ou mesmo mais recente, desde que sejam curiosas e que nos tragam boas memórias.
JUNTE-SE A NÓS: MEMÓRIA NERD



Gostou? Curta nossa fanpage!

0 comentários :