quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

 "Onde nenhum homem jamais esteve".

Em nosso post anterior dissemos que os alienígenas podiam vir até aqui, e que nós poderíamos ir até lá. Mas nos três casos considerados eles vieram até aqui. Então vamos considerar alguns em que nós vamos para lá. 

Em 1995 foi lançada a série "SPACE: ABOVE AND BEYOND", no Brasil a série foi exibida pela FOX e pelo Rede Record com o nome "Comando Espacial". A série foi criada por Glen Morgan e James Wong que queria sair da sombra de 'Arquivo X' (escreveram vários roteiros para episódios da série). Mas como já dissemos a ficção científica é o gênero que mais sofre com cancelamentos e também é o que dá mais trabalho para se criar e produzir. Quem faz Ficção científica tem de ir além do óbvio, tem de criar universos inteiros, culturas, histórias e às vezes até linguagem. E "SAB" não foi diferente. A série acompanha as aventuras dos 'Wildcats': um esquadrão de combate que atua em terra, água e ar na guerra entre a humanidade e uma estranha raça alienígena apelidada 'Chigs'. A bordo da enorme nave 'USS Saratoga', as tropas embarcam em missões tanto como infantaria, no solo, ou nos seus caças 'hammerheads'. 

Mas a série não se limita a episódios inimigos vem, inimigos vão. Há diversas subtramas. Por exemplo: os humanos acabaram de sair de uma longa e sangrenta guerra com sua própria versão de robôs que se rebelaram, os chamados 'silicatos' que colaboram com o novo inimigo alien. Há também os humanos gerados artificialmente através de gestação rápida em tanques até atingirem 18 anos: são os 'in-vitro'. Estes dois casos: os silicatos e os in-vitro possibilitam várias boas histórias envolvendo ódios e preconceitos. As batalhas no espaço não são comuns, mas são utilizados de maneira inteligente e sempre dentro do contexto da trama. O que contou contra a série......

Bem mais em 1999 tivemos de sair da Terra novamente. A série agora é "CRUSADE", criada por J Michael Straczynski "pai" da "totalmente excelente" "Babylon 5". Esta serie (B5) poderia ter se tornado grande como "Star Trek", e não foi por falta de tentativas por parte de seu criador que seu "universo" não foi estendido. Foi por falta de visão dos produtores e da distribuidora. "Crusade" seria uma nova abordagem deste universo (também foi tentado com 'A Lenda dos Rangers'), durante os eventos mostrados na série "Babylon 5" após a derrota dos 'Shadows' a Terra foi atacada por um de seus aliados. A raça dos 'Drakhs' lançou na atmosfera de nosso planeta um vírus mutante que extinguiria a vida na Terra em cinco anos. Para evitar que a praga se espalhasse para outros planetas onde os humanos estivessem, a Terra foi isolada. E o capitão Matthew Gideon, que se encontrava no espaço durante o ataque, e com ele a tripulação da 'Excalibur' , foi encarregado de encontrar uma cura. Assim a série teria cinco anos como no caso de "Babylon 5".

Mas, os produtores acharam que a série "perdia tempo" com muitos diálogos; que eram necessárias mais batalhas espaciais e mais lutas corporais nos episódios, ou seja, ficavam "metendo o bedelho" na produção e roteiro de cada episódio. Como resultado os fãs não reconheceram a "mão" de Straczynski na série, além disto a trama começou a ficar sem sentido e (lamento dizer) bem 'chatinha'. Resultado: não só o fim da série, mas também do 'universo B5'.......realmente uma pena! 

E finalmente em 2011 temos "THE OUTCAST". Uma série inglesa produzida pela BBC,e como de costume com uma temporada de poucos episódios, oito para ser exato. Desta vez tivemos de sair da Terra porque ela estava entrando em colapso e precisávamos de um novo lar, ou melhor dizendo: um novo planeta (que pudéssemos estragar novamente). Estamos em 2040 e as coisas entre EUA e China saem do controle e passam ao campo atômico. Para os sobreviventes só resta encontrar um novo planeta amigável é compatível com nossa fisiologia. Sete pessoas são enviadas para o planeta 'Carpathia' que recebeu este nome em homenagem ao navio que resgatou os sobreviventes do 'Titanic'. No primeiro episódio eles estão no planeta e há alguma divergência entre eles: um de seus membros quer viver afastado do grupo pois não confia na habilidade da humanidade em viver em conjunto. 

O primeiro episódio também explora a situação da chegada de mais pessoas ao planeta, para que a humanidade não pereça. Acontece que a nave que esta vindo corre perigo de explodir ao entrar na atmosfera e além disto traz uma pessoa que pode representar perígo para a nova comunidade. Os ingleses costumam fazer boas séries por terem pouco dinheiro (os roteiros precisam ser cativantes) e por terem menos episódios (nada de 'enrolation'), mas o público não correspondeu a proposta da série e ao final de oito episódios ela foi cancelada....

Chegamos novamente ao fim, e em retrospectiva relembramos muitas séries que tinham um enorme potencial e também relembramos séries que realmente deveriam ser canceladas. Você que nos le, lembrou alguma que não foi incluída em nenhum dos 31 (isto mesmo!) posts. Então envie o nome nos comentários, ajude-nos a enriquecer 'nossa serie'. Se você acha que algo deve mudar nos posts, não se acanhe em dizer: registre nos comentários. Prometemos não "usar golpes baixos ou dedo nos olhos"....

Leia também:


Convite!
Se você aprecia este tipo de postagem, lhe convido a se juntar ao nosso GRUPO no facebook que é dedicado a compartilhar curiosidades e imagens do passado antigo ou mesmo mais recente, desde que sejam curiosas e que nos tragam boas memórias.
JUNTE-SE A NÓS: MEMÓRIA NERD

Gostou? Curta nossa fanpage!

0 comentários :