domingo, 12 de fevereiro de 2017

Há alguns dias nós postamos aqui no A&C, o artigo "SÉRIES QUE NÃO TIVERAM CHANCE - Parte 20 - ESPECIAL: CARTOONS" , e nos comentários alguém reclamou de não ter sido incluída a animação "Freakazoid". Prometi incluí-la em outro post porém ao pensar sobre o assunto me peguei questionando por que afinal a série havia sido cancelada. 

E acabei lembrando de várias outras em com que aconteceu o mesmo, por isto resolvi registrar aqui algumas destas animações que a meu ver deveriam ter continuado a serem produzidas. Elas estão relacionadas em ordem de ano de exibição. No final vocês poderão dar seus pareceres mesmo que não sejam em concordância com o meu (embora eu vá ficar magoado...brincadeira!). Vamos lá?


A primeira envolve meu personagem favorito dos quadrinhos, o Batman. Estamos falando de "BATMAN: THE ANIMATED SERIES" (no Brasil: "Batman: a série animada") exibida nos EUA entre 1992 e 1995. Tive o prazer de assistir a esta série e foi ainda melhor notar o respeito e o carinho com que o personagem é abordado. Não foi atoa que ganhou prêmios, incluindo ai quatro Emmys. Os responsáveis por isto? Bruce Timm e Paul Dini. Acho que o diferencial desta animação foi ter conseguido atingir também o publico adulto com histórias interessantes e que tinham continuidade. 

A animação recebe a influencia da fase de Frank Miller em especial 'Batman: O retorno do Cavaleiro das Trevas' e nos filmes de Tim Burton. Foram 85 episódios, sendo que aconteceu algo curioso: a série mudou de nome ao chegar ao episodio 66. A partir dai ela passou a se chamar: "AS AVENTURAS DE BATMAN E ROBIN", isto porque a participação de Robin ficou maior nesta fase do seriado. Seu cancelamento causou tristeza, e somente em 1997 veríamos o retorno triunfal de Batman!


Mas em 1995 aconteceu uma coisa bastante interessante, a Warner nos apresentou uma série de animações até então sem precedentes, e uma delas em especial vamos citar neste post: "FREAKAZOID"! Ele mesmo! O herói mais surreal da TV! Sua série foi exibida (nos EUA) entre 1995 e 1997, e sem duvida era um desenho muito à frente de seu tempo. "Freakazoid" teve 24 episódios divididos em duas temporadas. A serie foi produzida por Spielberg, e foi criada por.....Bruce Timm e Paul Dini, sim os mesmo de Batman! E por isto a série originalmente abordaria um tom mais serio assim como a do Homem Morcego, mas Spielberg queria algo mais leve e engraçado, e assim surgiu um herói totalmente pirado! 
Como exemplo podemos citar um episodio (primeira temporada) onde em seu inicio aparece um personagem de terno que diz que a animação tem uma dose muito grande de violência e por isto todas as cenas em que a violência estiver presente terão exibidas em seu lugar imagens mais....leves. Assim em todas as cenas de ação aparecem imagens de campos, flores e pássaros com uma musica de elevador no fundo.......você assisti ao desenho todo cortado até um final nos estilo 'bigorna'. realmente uma pena a série ter sido interrompida....


Em 1996 foi a vez de "SUPERMAN - THE ANIMATED SERIES" - Esta é sem duvida a melhor animação do Superman (em série de TV) que assisti em muitos, muitos anos. E isto  até nos leva a fazer um questionamento: li em algum que o Superman foi eleito 'o melhor herói de todos os tempos', então por que é tão difícil fazer uma animação de qualidade com ele? Vejam só, Superman em desenho foi produzido inicialmente na década de 40,  nestes os personagens que sempre apareciam eram Louis, Clark e Perry, pois os demais ainda não haviam sido criados, estas animações eram exibidas nos cinemas. As animações de Superman só voltaram a ser feitas em 1966!! Esta fase durou até 1969, mas o 'super' dividiu as temporadas primeiro com Superboy, depois com Aquaman e por ultimo com Batman. Após isto temos um hiato até 1988!! Assim da década de 40 até o retorno do herói foram pelo menos 26 anos. Após estes 26 anos levaram mais 19 anos(!!!) para o 'super' ter de novo uma série, que durou menos de um ano. Superman só voltaria a protagonizar uma série animada em 1996, oito anos após!! E é justamente a que lamentei muito quando foi cancelada. Mais uma vez as mãos de Bruce Timm e Paul Dini fizeram toda a diferença, e pudemos assistir a confrontos memoráveis de Superman contra seus terríveis e poderosos inimigos. Foram 54 episódios e três temporadas até a série se encerrar em 2000. 

E durante estas temporadas apareceram o Flash e o Dr. Fate, houve o retorno de vilões como Metallo e Intergang e a vinda de novos como LiveWire, Mr. Myxzptlk e o Phanton Zone. E não para por aí foi introduzida Ms Gsptlsnz, a namorada de Mxy. Bizarro e Titano  também aparecem, e mais Darkseid, Kanto, Granny Goodness, Female Furies e Desaad. E para terminar gostaria apenas de levantar uma pequena pergunta: por que no cinema, ao contrário das séries de TV live-action ou animadas, Lex Luthor é sempre tão idiota ou tem planos tão estúpidos?? Afinal, o maior herói de todos os tempos merece vilões com melhores classificações..... 

Minha intenção era colocar mais algumas animações aqui, mas a memória é uma coisa estranha e as vezes quando você mexe com ela saem mais coisas de lá do que você imaginava. Assim dependendo da reação dos seguidores do A&C teremos em breve mais alguns desenhos neste tema (já tenho até algumas idéias) e nisto mais uma vez é importante sua participação. faça sugestões nos comentários, se o desenho for mesmo bom nós incluiremos se não ignoraremos (brincadeira pessoal!). 

Mande sua opinião e suas sugestões.........




Gostou? Curta nossa fanpage!

0 comentários :