quarta-feira, 15 de março de 2017

Como era de se esperar mais uma vez há um grande questionamento sobre a identidade do vilão de Flash. Primeiro tivemos o “Flash Reverso”, depois “Zoom”. E agora é a vez de “Savitar”!
"Who am I?"

E embora tenha havido algumas apostas em outros personagens, cresce a vertente que acha que Savitar é nada mais nada menos do que o próprio Barry Allen ....um futuro Barry Allen. Como o roteiro e os diálogos nos dão apenas algumas ‘migalhas de informação’, vamos analisar algumas delas para que possamos tirar nossas próprias conclusões.

Lá no meio da atual temporada, Flash e seu ‘time’ aprisionaram Savitar na ‘força de aceleração’, parecia que era o fim do terrível velocista. Mas, estávamos no meio da temporada, obviamente a coisa ainda não estava resolvida. E no episódio “Wrath of Savitar” o vilão foi libertado após enganar o ingênuo Wally e este episódio nos da algumas pistas.

Mas que pistas dão indicação de que Savitar é Barry?

Bom, primeiro tem a mania de Savitar falar apenas do futuro. Mas ele não fala de acontecimentos, ele sempre diz que "Savitar é o futuro", como se não houvesse mais nada a não ser Savitar. Há também o tratamento de Savitar para com Barry, ele nunca o chama de Flash (como todos os outros vilões) sempre o trata por “Barry” Indicando uma intimidade e familiaridade com ele, como se em algum ponto Barry terminasse e Flash começasse, como duas entidades separadas.

Em apenas uma fala Savitar chama o corredor escarlate por seu codinome, mas a frase pode ser entendida de duas formas. Savitar diz: “Eu sou o futuro, Flash”. A frase com a vírgula onde está indica que Savitar é o futuro. Mas se a retirarmos a frase muda passando a indicar que Savitar é o futuro Flash. Forçado? Lembrem-se que o roteiro só nos entrega migalhas...

Outra fala interessante de Savitar é quando ele meio que ‘ecoa’ os sentimentos íntimos de Barry,ele diz: “Barry Allen não mata. Ele é o cara bom, o menino que Joe acolheu, o homem que Iris ama. Você tem tudo e não merece nada disto!”. Aqui, Savitar traz a tona toda culpa que Barry sente pelos problemas que trouxe as pessoas que ama. Estas palavras (exceto o final) foram ditas pelo time a Barry quando ele cogitou matar Grodd. Isto limita, e muito, os suspeitos de serem o vilão. E é uma forte indicação de que Savitar o conhece intimamente.

A suposta morte de Iris
Outro ponto é que Savitar deixa claro que não pode matar Barry, pelo menos por enquanto. "Eu quero tanto matar você, e eu vou. Mas você tem que viver um pouco mais, tempo o suficiente para ver Iris morrer”. Por que isto é tão importante? Por que Barry TEM que ver Iris morrer? No último episódio “Into Speed of Force” ao seu final Barry diz a Iris (não com estas palavras) que “ele já havia visto tantas pessoas queridas morrerem” e que se ele “não conseguisse impedir a morte dela, ELE SE PERDERIA...”. E se lembrarmos de quando Barry viu que a manchete de jornal mudou, que não era mais Iris quem tinha escrito, ficou bastante abalado. Foi como se de repente ele tivesse visto que o futuro poderia não ser como ele esperava. O nome “Iris Allen-West” dava uma certeza, seu desaparecimento tornou tudo incerto....

Outro ponto importante é que Savitar deu indicações de que Flash poderia tê-lo matado no futuro e não o fez. A fala é a seguinte: “Se você fosse forte o bastante para acabar comigo, teria feito isto no futuro”. Isso implica que Barry teve chance de acabar de vez com Savitar no futuro e podemos entender de duas maneiras: Savitar é alguém que Barry conhece profundamente; e que pode ser que em algum momento Flash percebeu que estava se transformando em Savitar e não teve FORÇA o suficiente para resistir a ele. O que explicaria a mensagem que ele mandou para Rip Hunter:

“A guerra esta chegando Capitão Hunter e em algum momento você será chamado de volta a Central City para lutar contra isto. Então precisa saber que – enquanto você e sua equipe estiveram na zona temporal – tomei uma decisão que afetou a linha temporal. Como você sabe, sempre que se altera o passado, essas mudanças afetam o presente e podem complicar o futuro. Quando você retornar vai estar numa nova linha de tempo que criei onde o passado e o futuro de todos foram alterados, inclusive o seu. Quando voltar não confie em nada nem em ninguém, nem mesmo em mim.”

Analisando a mensagem sob o ponto de vista de nosso post, fica claro que Barry lança duvidas sobre si próprio. Seja lá o que aconteceu – o que foi mudado na linha do tempo – isto o afetou tão profundamente que ele deixou de ser confiável para seus próprios aliados. Talvez mesmo percebendo esta mudança Barry não tenha sido “forte” o suficiente para acabar com sua própria vida e parar a transformação. Isto também explicaria porque Savitar não mata Barry: porque precisa dele vivo até que ele mesmo surja. De bônus, também explica porque Savitar estava preso na ‘força de aceleração’. Incapaz de se matar Barry teria se lançado nela antes da transformação se completar, para impedir que Savitar fizesse mal a humanidade.


Tudo é muito teórico, mas se pensarmos bem, é bem possível. E seria interessante sair daquela ‘rotina’ do vilão ser sempre um amigo (ou alguém que se julgava amigo) próximo. Será que os produtores seguirão este caminho? Infelizmente teremos de esperar pelo menos duas semanas, pois o próximo capítulo é o famigerado “episódio musical”, que acho que teve inicio lá no tempo de “Shena, a rainha guerreira” (pelo menos é o mais antigo que lembro), passou para “Buffy” e outros mais, e agora chegou ao “Arrowverse”.......

Aproveitando o post: como vocês acham que será resolvido todo este problema gerado por Flash na linha temporal? Particularmente acho que vão apelar pelo caminho mais simples que seria o retorno de Flash mais uma vez no tempo desfazendo o "Flashpoint". E você qual sua teoria? Diga-nos ai embaixo nos comentários......

Gostou? Curta nossa fanpage!

0 comentários :