domingo, 12 de março de 2017

Em nosso post anterior declaramos que pelo menos 15 pessoas já foram o Batman, além de Bruce Wayne. Consideramos então cinco deles: Batman de Zur-En-Arrh, Brane, Red Son Batman, William Wayne e ........ Elliot Ness!!!

Desta vez, vamos considerar alguns mais ‘da família’ e um que embora não seja da família parece ter seu destino entrelaçado a de nosso herói. E vamos começar com o caso mais antigo:

SUPER HOMEM

Como já dissemos no post anterior, na década de 50 (até inicio da de 60) a linha de revistas ‘Batman’ copiava a de ‘Superman’ devido à venda de exemplares, ‘Superman’ vendia bem mais que os outros títulos, mesmo durante a crise de vendas da época. Assim havia grande semelhança entre os formatos das revistas. Uma delas inclusive deixaria as feministas ‘a flor da pele’, pois tratavam as mulheres, mais especificamente Vicky Vale e Lois Lane, de forma pouco........elogiosa. Pois enquanto na revista do ‘Super’ Lois Lane vivia tentando provar que Clark era o Super-homem, nas revistas do Batman era Vicky que vivia tentando provar que Bruce era o Batman.
Ofendendo a inteligência das duas mulheres (e dos leitores) os roteiristas começaram a fazer aparecerem juntos Bruce e Batman e Super Homem e Clark! Quando apareciam Batman e Bruce o Super Homem se vestia de Batman. E quando apareciam Super Homem e Clark, o Batman se vestia de Super Homem (simulando seus poderes com aparelhos eletrônicos)! Sem duvida nenhuma era uma época diferente....

ALFRED PENNYWHORT

Mas e quando o Super estava em missão ou era necessário aparecerem Bruce e Clark ao mesmo tempo? Seria necessário um terceiro elemento para assumir o papel do “Cruzado de Capa” e é ai que entra......o mordomo! Sim muitas vezes Alfred tomava o lugar do Batman (inclusive no seriado da TV), obviamente não se deixava ver de perto. O mais fantástico de tudo isto é que quando o personagem Alfred apareceu pela primeira vez ele não sabia da identidade secreta de seu patrão ou de seu pupilo Dick Grayson. Isto apesar de Alfred ‘posar’ de detetive e estar envolvido em investigações. Quando (por acidente, é claro) ele descobriu a real identidade de Bruce, ele passou a ser uma ferramenta importantíssima na luta contra o crime e em passar ‘diploma de burra’ para Vicky. Sim, Alfred passou a ser peça importante de suporte a Batman e a Bruce. Ajudando um com informações, coordenando a ação, cuidando de ferimentos e ajudando ao outro enganando a principio Vicky e depois todas as garotas do playboy Bruce Wayne.
Recentemente Alfred entrou em ação nas paginas de Batman pós –renascimento para ajudar Bruce a lutar contra o herói que se tornou vilão Gotham. Bruce precisava de um Batman para aparecer e ganhar tempo frente à Gotham até que o verdadeiro Batman aparecesse. Bruce recrutou Alfred para esta missão, que ficou feliz em ajudar e mais feliz ainda quando Bruce apareceu agora transformado em Batman.

JASON TODD

Jason Todd foi o segundo herói a usar o nome de Robin, mas ao contrário de seu antecessor Dick Grayson, Todd era muito mais imprudente. E esta imprudência acabou custando-lhe caro. Quando descobriu que sua verdadeira mãe trabalhava como voluntária na África, Jason imediatamente a procurou e revelou sua identidade secreta. O que ele não sabia é que sua verdadeira mãe também era uma ‘vigarista de primeira’ e ao saber de sua identidade, imediatamente vendeu esta informação ao....... Coringa! Como sabemos o Coringa armou uma cilada para Jason, espancou-lhe quase até a morte e ‘terminou o serviço’ com uma bomba. Anos mais tarde Jason foi ressuscitado por Ra’s Al Ghul no famoso ‘Poço de Lásaro’, mas ao retornar ele estava pior do que antes (não é para menos) e estava no limite.
Ele assumiu a identidade de "Capuz Vermelho” e passou a agir no limite da linha entre herói e vilão. Quando Bruce foi aparentemente morto no final de “Crise Final”, Jason resolveu assumir ‘o manto’ como um novo Batman extremamente brutal. Quando ele perdeu a “Batalha pelo Manto” decidiu reassumir sua identidade de ‘Capuz Vermelho’. Com o tempo ele começou a ‘entrar nos trilhos’ novamente, e agora ele é mais um aliado da ‘família Morcego’.

TIM DRAKE

Tim Drake é o terceiro Robin. Também era o Robin mais ‘estranho’ ao mundo dos heróis, isto porque ele parecia ser o mais ajustado entre eles (o que não demoraria muito). Ele queria ajudar as pessoas, claro, porém ele não via sua situação como herói como uma carreira que seguiria ao atingir a vida adulta. Ele é um dos raros (se não o único) Robin que não se via assumindo o ‘manto do morcego’.
Mas veio a ‘Crise Final’, Batman aparentemente morreu, Dick Grayson se recusava a assumir o lugar de Batman, Jason Todd não era exatamente um Batman que trazia segurança as pessoas. Por isto, Tim se viu obrigado a assumir o ‘manto’ de Batman e destituir Jason Todd que estava agindo como o ‘Cruzado de Capa’. Jason feriu seriamente a Tim, quase o matando.  Depois disto Dick finalmente assumiu seu lugar como o novo Batman, derrotando Todd (que como já dissemos voltou a ser o Capuz Vermelho). Quanto a Tim, após o ocorrido, adotou a identidade de “Red Robin” e tem atuado como ele desde então.....

DAMIAN WAYNE

Damian Wayne é o filho de Bruce Wayne com Talia Al Ghul. Inicialmente ele foi criado apenas por sua mãe, a certa altura ela decidiu que ele deveria ser treinado e ficar sob a influencia do pai (lógico que havia mais por traz disto, mas não interessa no momento), fica claro então que o garoto tinha um pouco de vilão e um pouco de herói.  Para tentar achar um equilíbrio entre estas duas coisas, Batman o tornou seu novo Robin.  No entanto, e se ele não tivesse tido a influencia do pai e de Dick Grayson (o novo Batman de então) com quem ele lutou lado a lado como Robin? Esta hipótese foi levantada por Grant Morrison em “Batman #666” (será que o numero escolhido foi proposital?). Alem de Morrison contribuíram para a história Andy Kubert e Jesse Delperdang, nesta história Damian no futuro assume como Batman.
Quem conhece o personagem sabe que como Batman, Damian seria mais sombrio do que seus antecessores. Na verdade o roteiro deseja mostrar que Damian não estaria pronto ainda para assumir o manto. Curiosamente, Damian utiliza no presente um uniforme parecido com que o que usaria neste provável futuro, isto ocorre numa história em que num final de semana ele coloca seu pai viajando através do globo numa ‘caçada’. Bruce precisava de um descanso e através de uma série de pistas Damian faz com que ele viaje, enquanto isto ele protege Gotham como um Batman ‘mirim’ usando um uniforme semelhante ao da foto. Isto ocorre um pouco antes dele “morrer” (Damian).....


Assim consideramos mais cinco pessoas que foram o Batman além de Bruce Wayne, na terceira parte de nossos posts finalizaremos e ai sim vocês poderão decidir qual destas 15 pessoas foi o melhor substituto ao original.....

Gostou? Curta nossa fanpage!

0 comentários :