sábado, 4 de março de 2017

A maioria dos jovens desta geração desconhece os Três Patetas, o trio de comediantes mundialmente famosos por suas palhaçadas ‘politicamente incorretas’ (para os padrões de hoje), tanto na tela do cinema, quanto na TV, com seus filmes de curta metragem fizeram as audiências rirem, e muito, por todo o planeta.
Pois bem, sua primeira formação era composta pelos irmãos Moe e Shemp Howard e Larry Fine que apareceram junto com Ted Healy no longa-metragem "Soup to Nuts" (1930), da Fox Film Corporation. Pouco depois Shemp retirou-se do grupo (1932) para seguir carreira solo, e foi substituído por seu irmão mais novo Curly Howard. Esta formação do grupo apareceu com Healy em vários filmes da Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), de 1933 a 1934.
Moe, Larry e Curly deixaram Healy em 1934 e se mudaram para a Columbia Pictures, onde passaram a estrelar sua clássica série de curta-metragens. Quando Curly retirou-se do grupo após sofrer um derrame cerebral, o cargo de "terceiro pateta" voltou a ser ocupado por Shemp, e posteriormente por Joe Besser. Ao todo, o grupo protagonizou 190 curta-metragens para a Columbia entre 1934 e 1958.
Depois do cinema, os curtas foram exibidos na televisão, possibilitando o nascimento de uma nova geração de fãs. Com o ressurgimento da popularidade dos Três Patetas, Moe e Larry convidaram Joe DeRita (apelidado de "Curly-Joe") para juntar-se ao grupo. Moe, Larry e Curly-Joe estrelaram vários filmes de longa-metragem entre 1959 e 1970.
Mas a história dos Três Patetas tem um lado obscuro e pouco divulgado. Nos bastidores do sucesso temos a vida sofrida dos protagonistas, que jamais foram reconhecidos enquanto vivos.
Os irmãos Moe e Curly Howard e Larry Fine eram uns garotos da classe operária quando começaram a trabalhar com humor pastelão, na década de vinte. Nas duas décadas seguintes e no começo dos anos cinqüenta, eles filmaram uns duzentos curtas para a Columbia Pictures, mas foram objeto de uma exploração selvagem pelo empresário deles, Harry Romm, e pelo estúdio, que na época era dirigido por Harry Cohn.
Os três Patetas não tinham o prestígio de outros humoristas – seus curtas eram exibidos nos cinemas como complemento de outros filmes. E com isso a Columbia faturou uma fortuna em cima deles.
A realidade é que a vida dos reis do pastelão não era nada engraçada. Curly era alcoólatra, vivia submetido a paixões que só lhe traziam sofrimento e padecia uma apoplexia que o levou à morte aos 48 anos. No seriado foi substituído por Shemp Howard, irmão mais velho de Moe e Larry, que também morreu cedo; Joe e, no final, por Curly-Joe.
Larry era viciado em jogo. Essa doença fez com que vivesse endividado. E Moe, que era o mais estável, jamais conseguiu superar o destrato dos empresários.
Eles não ganhavam bem, mas tinham trabalho e isso já era muito bom para quem havia atravessado a grande depressão dos anos vinte. Provavelmente, nunca foram cientes da dimensão da popularidade de seus personagens.
Em 1958, a Columbia decidiu cancelar as filmagens e eles foram demitidos. Moe chegou a trabalhar como mensageiro dos estúdios e anos depois foi até barrado nos portões quando tentava visitar velhos colegas.
Na década de sessenta os curtas ressurgiram na televisão e Os Três Patetas ganharam uma nova fama que até hoje persiste, pois o seriado ainda é exibido em dezenas de países mundo afora.
Felizmente os herdeiros se deram bem. A marca “The Three Stooges” tem mais de cem franquias para: roupas, brinquedos, guloseimas e merchandising.

Conheça os “seis” patetas:

1. Ted, Moe e Shemp - (1922-1924)

2. Ted, Moe, Larry e Shemp - (1925-1926 / 1929-1930)

3. Moe, Larry e Shemp - (1930-1932)

4. Ted, Moe, Larry e Curly - (1932-1934)

5. Moe, Larry e Curly - (1934-1946)

6. Moe, Larry e Shemp - (1946-1955)

7. Moe, Larry e Joe - (1956-1958)

8. Moe, Larry e Curly Joe - (1959-1970)
Moe Howard
Moe Howard nasceu em 19 de junho de 1897 em Bensonhurst, New York. Seu verdadeiro nome era Moses Horwitz. Moe tinha 4 irmãos, destes, dois se tornariam integrantes dos Três Patetas: Jerome (Curly) e Shemp. Os outros dois irmãos, Jack e Irving, nunca se envolveram com o show business. Em 1909 nos estúdios de Vitagraph, no Brooklyn, Moe ganhou sua entrada no cinema. Sua persistência o fez aparecer em filmes ao lado de estrelas da época como John Bunny, Flora Finch, Earle William, Herbert Rawlinson, e Walter Johnson. Foi também em 1909 que Moe se encontrou com Ted Healy, se tornando bons amigos, e no verão de 1912 se juntaram ao espetáculo aquático de Annette Kellerman como as "meninas mergulharoras". Permaneceram nesse trabalho apenas aquele verão. em 1922, Moe juntamente com Ted Healy e com o irmão Shemp deu forma a uma parceria, que durou, com algumas interrupções, por quase 10 anos. Em 7 de Junho de 1925, Moe casou-se com Helen Schonberger, que era uma prima de Harry Houdini, o famoso mágico. Ted Healy e seus Patetas fizeram sua primeira aparição na tela na comédia "Uma noite em Veneza e Soup to Nuts". Estas películas foram seguida por uma série de comédias para a Metro Golden Mayer. Em 1934, Moe Howard, Larry Fine, e Jerome Howard curly, assinaram um contrato com os Columbia Studios como Os Três Patetas para fazer filmes curtos que são vistos até hoje na televisão. Em 1958, Moe e Larry juntaram-se a Joe DeRita para continuar os Três Patetas, depois da morte de Curly. Continuaram atuando até que em 1970 Larry sofreu um infarto durante o as gravações do filme "Kook's Tour " . Como Larry ficou incapacitado para continuar as gravações, Moe e Joe curly pensaram em substituí-lo por Emil Sitka, mas os Três Patetas jamais retornariam às telas novamente. Moe teve dois filhos, Joan e Paul.
Moe Howard faleceu em 4 de maio de 1975 com setenta e oito anos de idade.
Larry Fine
Larry Fine nasceu em 05 de outubro de 1902 no lado sul da Filadélfia, Pensilvânia. Seu nome verdadeiro era Louis Fienberg. Seus pais, Joseph Fienberg e Fanny Lieberman, tinham uma relojoaria. Larry tinha dois irmãos, Morris, um irmão mais novo Phillip que morreu prematuramente, e uma irmã, Lila, que seguiu a carreira de professora. Quando criança, Larry sofreu um acidente na relojoaria de seu pai. Larry teve o braço esquerdo queimado por um ácido usado por seu pai na manutenção de relógios e jóias. Larry necessitou de tratamento especializado e um implante da pele foi feito em seu braço. Os médicos de Larry recomendaram que ele fizesse lições do violino como fisioterapia. Com o tempo Larry começou a tocar violino profissionalmente. Larry começou a atuar nas casas noturnas como violinista e eventualmente lutador de boxe. Conseguiu um bom dinheiro em uma luta contra um lutador bem mais leve que ele. Mais tarde, desenvolveria um show em que faria uma dança russa ao tocar o violino. Foi este número que chamou a atenção de Ted Healy. Depois que Shemp decidiu abandonar o show de Ted Healy, Moe sugeriu que talvez Larry poderia substituir Shemp. O trio, Moe, Larry, e Shemp apareceria primeiramente na Broadway em "Uma noite em Veneza". Larry também participou do primeiro longa metragem do trio chamado "Soup for Nuts" em 1930 para a Twenty century Fox. Larry teve dois filhos. Seu filho, Johnny morreu em um acidente trágico de automóvel em 17 de novembro de 1961 com a idade de 24. Larry teve também uma filha, Phyllis. A esposa de Larry, Mable, morreu em 30 de maio de 1967. Larry tem cinco netos, Christy Lynn Clark, John Fine, Jr., Phyllis Miller, Kris Cutler, e Eric Lamond. Após 1958, Larry, Moe, e Joe curly apresentaram shows ao vivo através do país,.
Larry sofreu um infarto durante as filmagens de "Kook's Tour" em 1970. Após seu infarto, Larry jamais atuaria novamente. Larry Fine morreu em 24 de janeiro de 1975.
Curly Howard
O nome verdadeiro de Howard curly era Jerome Lester Horwitz. Curly nasceu em 22 de outubro de 1903 em Bath beach, um resort de verão no Brooklyn. Curly se interessou pelo show business vendo seus irmãos mais velhos, Shemp e Moe atuarem com os Patetas no show de Ted Healy. Depois que Shemp saiu do show de Healy, Moe sugeriu a Healy que seu irmão mais novo, Jerome substituisse Shemp. Curly era conhecido naquela época como "babe." Quando Curly foi conversar com Teddy Healy pela primeira vez, tinha cabelos castanhos fartos e ondulados e um belo bigode que Teddy mandou que raspasse imediatamente. Curly acabou aceitando raspar a cabeça e o bigode como condição para entrar para os Patetas. Conhecido agora como curly, mergulhou com os Patetas nos shows de vaudeville e as comédias curtas da MGM. Em 1934, Curly se uniu a Larry e Moe e fizeram muitos curta-metragens para a Columbia Pictures. Depois que seu primeiro casamento foi anulado, Curly casou-se mais três vezes. em 7 de Junho de 1937 casou-se com Elaine Ackerman. Em 1938, Elaine deu à luz à primeira filha de Curly, Marilyn. Elaine e curly divorciaram-se em 11 de julho de 1940 após somente 3 anos de união. em 17 de outubro de 1945, Curly se casou com Marion Buxbaum. Após três meses de intensas brigas e acusações, Curly se separou de Marion em 14 de janeiro de 1946. Este divórcio foi um escândalo na época e todos os jornais esmiuçaram o caso à exaustão. Foi após sua separação de Marion que a saúde de Curly começou seu declínio rápido. Em 06 de maio de 1946, Curly sofreu um infarto durante a gravação da 97º comedia dos Três Patetas intitulada "Half-Wits' Holiday"(1947). Um ano mais tarde Curly conheceu Valerie Newman, com quem se casou em 31 de julho de 1947. Valerie foi a quarta esposa de Curly, e cuidou dele naqueles anos terríveis. Valerie deu à luz a uma filha, Janie. Finalmente, em 1949, a saúde curly piorou e ele sofreu uma série de infartos seguidos e foi levado ao Cedars of Lebanon Hospital em Hollywood.
Curly morreu em 18 de janeiro de 1952. Tinha apenas 48 anos de idade.
Shemp Howard
O nome verdadeiro de Shemp era Samuel Horwitz. Ele nasceu no Brooklyn, Nova York em 17 de março de 1895. Adquiriu o apelido "Shemp" quando sua mãe, com seu sotaque europeu arrastado, o chamaria "Sam," que soava como "Shemp". Shemp trabalhou com seu irmão Moe em vários shows amadores de vaudeville até 1922 quando Ted Healy o convidou para participar de seu show, juntamente com Moe, seu irmão. Em 1927 Shemp seu casou com Gertrude "Babe" Frank e tiveram uma filho chamado Morton em 1927. Em 1930 Larry juntou-se a Moe, Shemp e Ted Healy. Em 1930, filmaram "Soup to Nuts". Healy saiu da JJ Shubert Broadway, deixando Moe e Larry sozinhos. Shemp decidiu permanecer com show. Shemp apareceu em filmes da RKO, da MGM, e da Monogram. Nos anos 1940 apareceu em numerosos filmes da Universal como "buck Privates," "Dick Bank," e "Hellzapoppin!" Depois que curly teve que deixar o grupo por causa de sua doença, Shemp tornou-se um dos Três Patetas. Shemp fez 77 curta-metragens com os patetas e também um filme sobre a corrida do ouro chamado "Gold Raiders" (1951). Shemp apareceu também no piloto da série "Jerks of All Trades.
Em 23 de novembro de 1955, Shemp saiu com seus amigos e foi ao Hollywood Legion Stadium ver uma luta de boxe. Após a luta, Shemp e seu amigo Al Winston pegaram um taxi para voltar para casa. Shemp inclinou-se no banco do taxi e acendeu um charuto. De repente caiu sobre Winston. Shemp teve um ataque de coração fulminante e morreu aos 60 de idade.
Joe Besser
Joe Besser:
Após a morte de Shemp Howard em 1956, os Patetas substituíram-no por Joe Besser. Besser nasceu em Saint Louis, Missouri em 12 de agosto de 1907. Seus pais eram judeus ortodoxos e imigraram da Polônia em 1895 para os EUA onde Morris, seu pai, trabalhou como padeiro. Em 1928 se estabeleu como um comediante solo. Quando em uma excursão foi apresentado a Erna Dora Kretschmer (Erna Kay) com quem se casou em 18 de novembro de 1932. Erna Kay atuou como coreógrafa na comédia de 1929 da Paramount "The cocconuts," dos irmãos Marx. Em 1956. Joe deixou os Três Patetas e teve uma carreira bem sucedida da televisão.
Em 1 de março de 1988, Joe morreu durante o sono, em sua casa, ao norte de Hollywood. Joe teve um infarto. Quatorze meses mais tarde, sua esposa Erna morreu em 1 de julho de 1989.
Joe Derita (Curly Joe)
O nome real de Joe DeRita era Joseph Wardell. Joe nasceu em 12 de julho de 1909 na Filadélfia, Pensilvânia. Joe era único dos Patetas a vir de uma família do show bizz. Sua mãe, Florenz DeRita, era um dançarina e seu pai, Wardell frank, era um técnico de palco. Joe entrou para o show business aos sete anos de idade. Os papéis de Joe incluíram o papel do título na versão do estágio do "Peck's Bad Boy" com sua mãe e seu pai. Em 1921, Joe entrou no burlesco porque o vaudeville tinha acabado. A estréia de Joe no cinema foi em "The Doughgirls" em 1944 com Ann Sheridan para a Warner. Fêz diversas excursões com Bing Crosby para entreter recrutas na Inglaterra e na França. Após a guerra, Joe apareceu nos filmes "Slappily Married" e "The Good Bad Egg," Em 1958 o departamento de curta-metragens da Columbia fechou e os Três Patetas tiveram seu contrato rescindido. Joe Besser não quis viajar pelo país com o show e Moe e Larry necessitaram de um novo pateta. Joe DeRita foi convidado a juntar-se a eles e foi nessa época que os patetas fundaram a Comedy III Productions, Inc., uma companhia que até hoje têm os direitos dos filmes dos Três Patetas . Joe DeRita morreu em 3 de julho de 1993 no Motion Picture Hospital in Los Angeles. Ele foi o último Pateta.

Todos eles formaram um grupo durável que apesar das várias mudanças que sofreu, conseguiu manter suas carreiras de forma persistente. Os Patetas talvez não tivessem durado tanto tempo, sem a liderança de Moe Howard.

Os Três Patetas participaram de 220 filmes durante toda sua carreira. Destes 220, 190 curtas-metragens foram feitos para a Columbia Pictures, onde o trio ganhou sua fama. Sua popularidade continua em todo o mundo e provou até mesmo para os críticos mais céticos que seus filmes são muito engraçados. Steve Allen havia dito em 1984: "Embora nunca tenham alcançado a aclamação da crítica, conseguiram realizar o que sempre tiveram a intenção de fazer: eles fizeram as pessoas rir."

CONVITE!
Se você aprecia este tipo de postagem, lhe convido a se juntar ao nosso GRUPO no facebook que é dedicado a compartilhar curiosidades e imagens do passado antigo ou mesmo mais recente, desde que sejam curiosas e que nos tragam boas memórias.
JUNTE-SE A NÓS: MEMÓRIA NERD

Gostou? Curta nossa fanpage!

0 comentários :