terça-feira, 9 de maio de 2017


Yip Kai-Man, nasceu em 1 de outubro de 1893, em Foshan, uma pequena cidade da República Popular da China, localizada na província de Guangdong.

O pequeno garoto “Yip” começou seus treinamentos em Kung-Fu (estilo Wing Chun), bem cedo, com o Mestre Chan “Wah” Shun, o grande “Sifu” que comandava o Templo local.

Após a morte de seu Mestre, Yip Man mudou-se para Hong Kong, para concluir seus estudos.

Como todo grande lutador, ele era constantemente desafiado a provar a eficiência de sua arte.

Certa vez, o jovem Yip Man tomou conhecimento de que um senhor de mais de 50 anos, que acabará de se mudar para perto de sua residência, seria um grande conhecedor do Kung Fu, estilo Wing Chun.

Sem pensar duas vezes o jovem e impetuoso “Yip”, foi a casa do desconhecido para desafia-lo para um combate e descobrir se as historias sobre suas habilidades, eram verdadeiras.

O misterioso homem aceitou o desafio do jovem e no momento da luta, disse que Yip poderia ataca-lo como quisesse, mas que ficasse tranquilo, pois ele tentaria não machuca-lo.

Enfurecido, o jovem Yip atacou por varias vezes, mas o experiente homem, apenas se esquivava, fazendo com que Yip Man fosse ao chão ao final de todas as tentativas.

Quando Yip Man reconheceu sua derrota, o sábio homem revelou sua identidade, se tratava do grande Mestre Leung Bik, filho de Leung Jan, o Mestre de Chan “Wah” Shun, que tinha sido o primeiro Sifu de Yip Man.



Caindo de joelhos, o jovem aprendiz desculpou-se e suplicou para que o grande “Sifu” Leung Bik o treinasse.

Desta forma, Yip Man concluiu seu treinamento em Wing Chun aos 24 anos.
Entre 1937 e 1941, o “Jovem Mestre” lutou ao lado de seus compatriotas contra os Japoneses e após o termino da Segunda Guerra, voltou para Hong Kong novamente.
Devido as dificuldades do pós-guerra, Yip Man se viu forçado a dar aulas de Kung Fu na Associação dos Trabalhadores em Restaurantes de Hong Kong, com o tempo, seu negocio prosperou e ele abriu sua primeira academia de Wing Chun.
Dentre vários de seus alunos, um se destacou entre os demais, pela sua velocidade, determinação e inteligência, seu nome...


LEE JUN-FAN,

mas o mundo inteiro o conheceria por BRUCE LEE.




O "Grande Mestre" Yip Man, teve sua vida contada em livros e filmes, mas somente em 2008, uma ótima produção fez justiça ao mito. Interpretado de forma impecável pelo também Mestre em Wing Chun, Donnie Yen, o filme "O Grande Mestre" dirigido por Wilson Yip conta de forma correta a historia de um dos maiores Mestres de Artes Marciais de todos os tempos.


Gostou? Curta nossa fanpage!

0 comentários :