quarta-feira, 17 de maio de 2017

Alerta Amarelo! Segundo o Splash ReportLiga da Justiça está enfrentando sérios problemas de produção e, por isso, já teria sido refeito duas vezes e ainda passa por grandes refilmagens. O estúdio teme que o filme seja mal recebido tal qual Batman vs. Superman – A Origem da Justiça.
Refeito significa que o longa está sendo severamente alterado no processo de edição, numa busca frenética para melhorá-lo. As refilmagens são comuns em blockbusters, por causa especialmente da complexidade de filmar os efeitos especiais que comumente precisam ser refeitos para se ajustar às imagens digitais criados pelas empresas terceirizadas. Porém, um grande número de refilmagens significa alterações profundas na trama e na narrativa. 
O site afirma que a fonte que deu o “furo” é a mesma que lhe informara das grandes refilmagens de Rogue One – Uma História de Star Wars, o que terminou se revelando verdadeiro. Apesar de neste caso específico as refilmagens tenham melhorado muito o resultado final, a maioria dos filmes que passaram por processos extensos desse tipo resultaram em fracassos de público (Quarteto Fantástico) ou de crítica (Esquadrão Suicida).
A reticência da Warner Bros. e da DC Comics tem fundamento, claro. Zack Snyder ainda não acertou realmente a mão em seus filmes recentes: Superman – O Homem de Aço fez uma boa bilheteria e é o 19º Blu-ray mais vendido da histórias, porém, foi muito criticado pela crítica e fãs pelo excesso de violência e o descuido do herói em destruir uma cidade inteira em sua batalha contra o vilão Zod, ao mesmo tempo em que o filme foi recebido com certa indiferença quando lançado; Batman vs. Superman – A Origem da Justiça foi melhor em bilheteria, mas não atingiu a meta do estúdio (que era US$ 1 bilhão, ficando em 800 milhões) e também foi sumariamente criticado por fãs e imprensa, enquanto foi necessário o lançamento de uma versão estendida com 3 horas de duração para melhorar um pouco a imagem do longa.

justiceleague-movie-zack-snyder-the-glove-and-the-storyboard
Zack Snyder usa a luva do Batman: mão pesada?

Snyder é um cineasta de mão pesada. Ele carrega nas cores, na intensidade, no som alto, fazendo filmes escuros e pesados. Isso funciona em alguns casos: foi perfeito para Watchmen que, a despeito de não ter feito muito sucesso, continua sendo um dos melhores filmes de super-heróis já realizados. Mas talvez não seja o mais adequado para o Universo DC que não seja o Batman. A DC vem prometendo há tempos que Liga da Justiça seria “mais leve e divertido”, mas como fazer isso com o mesmo Snyder no comando?
Embora os trailers exibam alguns momentos de humor, como a conversa na batcaverna entre Bruce Wayne e Diana Prince sobre se Aquaman entra ou não no grupo, o que vemos até agora em Liga da Justiça – nos vídeos e nos posters – é a mesma atmosfera pesada e escura dos dois anteriores. Talvez, o esforço da Warner seja amainar isso, mas sinceramente, é muito difícil: é o velho ditado “é mais fácil construir do que reformar”.
Embora a fonte pareça confiável, também deixa no ar algumas questões: quais seriam exatamente essas refilmagens da Liga? Isso porque: Henry Cavill (Superman) está atualmente filmando Missão Impossível 6 com Tom Cruise; Ben Affleck (Batman) foi fotografado em Los Angeles muito acima do peso enquanto luta contra a dependência do álcool; e Gal Gadot (Mulher-Maravilha) acabou de sair de uma gravidez e se prepara para embarcar na campanha de divulgação de seu filme solo; até Jason Mamoa (Aquaman) está ocupado, já filmando o filme solo de seu personagem. Seriam só os outros personagens?
Só nos resta torcer para que a Warner/DC não erre a mão outra vez e ponha em sério risco seu universo cinematográfico, desperdiçando o potencial de um filme da Liga da Justiça.
Saberemos na estreia em novembro.

Gostou? Curta nossa fanpage!

0 comentários :