domingo, 25 de junho de 2017

Conforme programado o canal SPIKE estreiou no último dia 22 de junho a série "The MIST" ("O Nevoeiro"). A série é baseada no livro homônimo de Stephen King publicado pela primeira vez em 1985, na história um estranho nevoeiro chega à cidade de Bridgton (no Maine claro como a maioria das histórias de King) trazendo em seu interior monstros de outras realidades. 

O livro foi adaptado para os cinemas em 2007 por Frank Dorabont, que escreveu e dirigiu, e foi estrelado por Thomas Jane (O Justiceiro, The Expanse). O filme é bem fraco e a única coisa boa mesmo é o final que te deixa com um "PQP" 'atravessado' na garganta (aqueles que gostaram do filme não se aborreçam). 

Diferente do filme a série, pelo menos em seus três episódios iniciais, não se concentra em apenas um cenário. Na verdade até o momento os moradores da cidade estão divididos em grupos. Claro que isto foi necessário para se vencer uma dificuldade imposta pelo próprio roteiro, a limitação da ação ao espaço físico da "névoa" ou do "Nevoeiro". 

Acredito que foi pensando nisto que os roteiristas gastaram maior parte da primeiro episódio nos 'apresentando a cidade'. A primeira cena mostra um homem caído na floresta dormindo ou desmaiado, ao seu lado há um cão: Rufus - em breve participação. O homem este desmemoriado e para saber quem é olha o nome no cartão de crédito, o nome ali é Bryan Hunt (sem foto não há como ter certeza de que ele é esta pessoa). Bryan está de uniforme do exército e não sabe se o cão lhe pertence, mas isto não será preocupação por muitos tempo pois ele e nós somos 'apresentados' ao Nevoeiro (MIST)'. 

Após esta cena como já disse somos introduzidos no ambiente social da cidade e fica claro que a maioria dos moradores têm caráter bem duvidoso. Uma professora é demitida por perseguição dos pais dos alunos (depois descobrimos que ela tem 'má reputação' na cidade. Particularmente apostaria que ela foi estuprada por algum atleta local e difamada depois disto). O xerife local tem uma clara rixa com o marido da tal professora. Os atletas são idolatrados pelos moradores e tem liberdades até demais. Um garoto que se diz gay (mas ainda não tem certeza) sofre bullying dos alunos, dos pais, e da cidade. Podendo significar que é um acontecimento comum nos EUA (já é a quarta série que isto acontece no início), uma adolescente é estuprada numa festa após ter bebido demais (o acusado é um dos melhores atletas é claro, a cidade quer fazer 'vista grossa'). 

Aparentemente estes detalhes são mostrados para possibilitar mais subtramas e também para possibilitar uma justifica para a chegada do "Nevoeiro". Explico: a certa altura uma senhora fica sabendo que já houve um fenômeno parecido anteriormente, outro morador diz que a cidade é amaldiçoada, ou seja, a chegada do Nevoeiro seria uma punição de Deus ou de outra coisa. O Nevoeiro em si ao 'contracenar' com os personagens também abre margem para especulações. Um personagem morre pelo que ele tem mais medo: baratas. Outra personagem vê uma pessoa que já está morta  e esta pessoa fala com ela (o soldado também vê a mesma senhora embora não a conheça), ou seja, há aí oportunidade para os mortos também atravessarem o portal e para os medos pessoais se refletirem no nevoeiro. 

Os roteiristas também incluíram os vilões padrões deste tipo de série: os militares. Além do tal Bryan, há um outro grupo 'infiltrado' no shopping center (podem haver outros ainda não sabemos).

Para aqueles que gostam de ver as mortes horríveis causadas pelos insetos (apenas por eles por enquanto) há uma diversidade delas, e aí acho que há um grande perigo para a série. O Nevoeiro está sobre a cidade. A cidade tem um número limitado de moradores, com a quantidade de mortos por episódio até quando vai ser possível manter este ritmo?

Também será necessário evitar a marcação do tempo (o que tem sido feito até agora), pois o nevoeiro está em movimento (ou pelo menos estava) em algum momento ele terá de sair dos limites da cidade. Se a série tiver 5 temporadas (como HAVEN) ou 4 (como 'Under The Dome') a ação terá de ter-se passado apenas durante a travessia da cidade pelo nevoeiro (as duas séries citadas se baseiam em King e também tinham limitação de cenário).



Existem outros detalhes que poderíamos destacar: se o nevoeiro está se movimentando constantemente como ele nunca atingiu nenhuma cidade anteriormente? Se atingiu, como não há qualquer notícia sobre o fato (apesar do fato de as comunicações e até a energia terem sido cortadas quando o nevoeiro chegou)? Se os militares estão envolvidos, não consideraram que não há como controlar uma arma assim? Se o nevoeiro vem de outra dimensão (e se movimenta contra o vento), qual seu objetivo? 

Claro que muitas das respostas só teremos se a série funcionar. Se o público AMERICANO comprar a ideia. No momento só nos resta acompanhar (ou não) e ver onde vai dar.......

Talvez queira ler também: "THE MIST" primeiro trailer
                                          "O NEVOEIRO" (THE MIST) novo trailer

Gostou? Curta nossa fanpage!

0 comentários :