quarta-feira, 12 de julho de 2017


A revelação de uma e animação baseada na HQ "Batman: Gotham by Gaslight" surgiu recentemente a partir da divulgação da lista de conteúdos adicionais da nova animação da DC: "Batman and Harley Quinn", que será lançada diretamente em DVD (e Blue Ray) em 09 de agosto, trazendo como bônus uma pequena amostra de: "Gotham City: 1889" (Gotham by Gaslight). Sendo que esta não tem data de lançamento definida até o momento.

Se você não sabe de que história estamos falando, me permita comentar um pouco sobre esta fascinante aventura do Cavaleiro das Trevas. Pois bem, o titulo "Gotham City: 1889" foi lançado em 1989 e é o que hoje chamamos de "one-shot" da DC Comics escrita por Brian Augustyn e desenhada pelo gênio Mike Mignola (Hell Boy). Este conto foi tão bem sucedido que gerou uma continuação chamada "Master of the Future (1991)", também escrita por Augustyn, mas com a arte de Eduardo Barreto. 

Apesar de não ser originalmente rotulada como tal, "Gotham by Gaslight" é considerada a primeira história da linha "Elseworlds", onde a DC Comics lança a mitologia de seus heróis alem do seu universo particular, colocando-os em cronogramas ou realidades alternativas.
Especificamente nesta ventura, temos a mitologia de nosso herói transportada para a Era Vitoriana (Terra 19) e segundo a sinopse oficial:

”Em uma era de mistérios e superstições, como o povo de Gotham iria reagir a uma estranha criatura da noite, um morcego vigilante, temido pelos criminosos e por aqueles que fazem mal aos inocentes? O primeiro conto de ‘Elseworlds’ reimagina o Cavaleiro das Trevas investigando o infame assassino Jack, O Estripador.”

Registre-se que a "IGN Comics" classificou esta HQ como 13ª no ranking das 25 maiores graphic novels do Batman, alegando que este one-shot "é tão intenso e bem concebido como um romance, que dificilmente poderá se encontrar outra historia no mesmo nível entre os "Elseworlds" da editora". Quanto a mim, sei que sou suspeito, mas concordo plenamente com esta afirmação.
E já que estamos falando no assunto, fica aqui uma curiosidade: No ano de 2009 foi divulgado um "prototype footage" de um possível jogo para console do Batman baseado na nesta graphic feita pela "Day 1 Studios" (que também desenvolveu o jogo "Fear 3"). No entanto , após a THQ não conseguir os direitos do titulo, a ideia do jogo foi cancelada. Os desenvolvedores divulgaram algumas artes conceituais mostrando que o jogo teria muita influencia tecnológica "steampunk" e um cenário da Inglaterra vitoriana com uma atmosfera gótica enevoada.

Não se sabe muito sobre o enredo, embora podemos presumir pelo material disponível que esta seria uma nova historia da trama usando alguns dos elementos originais de Gotham by Gaslight. Os pontos mais elogiados até onde se sabe do projeto foram a física, como por exemplo o movimento da capa,  e a abordagem diferente que os desenvolvedores queriam alcançar, propondo um jogo mais investigativo do que de ação.
*A versão de Gaslight foi incluída no jogo "Infinite Crisis" (2013),  assim como as versões de um "Gaslight Joker" e uma "Gaslight Catwoman", e no "Batman: Arkham origens" (2013) também foi disponibilizada a skin deste universo.
Gotham City: 1889
Se você se interessou pela animação, mas não conhece a HQ ou mesmo se conhece e gostaria de reler esta obra de arte, estou disponibilizando aqui o link para que possam baixar a SCAN. E como a sinopse da animação deixou a desejar, fique com a da revista que entrega um pouco mais desta fascinante aventura.
"Crimes idênticos aos cometidos por Jack Estripador, acontecem em Gotham. Batman investiga o caso e depara-se com o próprio Jack, que é um amigo de família, do tempo em que seus pais ainda estavam vivos. Jack sente-se recusado por Martha Wayne, mata-a, assim como seu esposo, foge para Londres e inicia sua jornada macabra. De volta a Gotham, continua sua matança"



Gostou? Curta nossa fanpage!

0 comentários :