terça-feira, 8 de agosto de 2017


Uma figura misteriosa com aparência de “Morcego” aterroriza as noites da cidade, seria uma entidade sobrenatural?...Ou apenas alguém vestido como o sinistro mamífero?

Escrito, produzido e dirigido por Roland West em 1926 e estrelado por Jack Pickford e Louise Fazenda, “The Bat” é um filme mudo que serviu de inspiração para “Bob Kane” na concepção do personagem Batman.

Na trama, um criminoso mascarado que se veste como um horripilante morcego gigante, aterroriza os convidados em uma antiga mansão alugada por uma escritora, que deseja capturar o meliante.

Ao longo da produção podemos constatar inúmeros elementos que foram usados para construir a mitologia do “Cruzado Embuçado”. 


Além de vestir-se como um morcego ameaçador e só aparecer à noite, “O Morcego” conta com uma “bolsa” de “utilidades” com diversas ferramentas, cordas e equipamentos que se assemelham bastante ao tradicional cinto do “Cavaleiro das Trevas”.


Contando ainda com um carro totalmente “preto” e uma espécie de “Bat-Asa” que lhe permite planar pelos céus da cidade, este “The Bat” a exemplo do Batman dos anos 50 e 60, tem o habito de deixar bilhetes para infernizar a vida de suas vitimas...


Mas esse morcego é impossível!


Usando e abusando de poses ameaçadoras (no melhor estilo Tim Burton), “The Bat” é um filme totalmente inspirado no expressionismo alemão, uma estética perfeita e muito semelhante à usada por Bob Kane na concepção do universo de Batman.


No ápice do filme, quando os personagens estão reunidos na sala principal da mansão, um enigmático sinal luminoso com a figura de um morcego, é projetado na parede, avisando que o ataque do “Morcego” está bem próximo de acontecer...


“SANTO BURACO NA ROSQUINHA!!!!”
É O BAT-SINAL!


Quatro anos depois de seu lançamento, O diretor Roland West produziu um remake do filme com o titulo de “The Bat Whispers” (1930) e mais tarde em 1959, outro adaptação lançada pela Allied Artists foi estrelada por Vincent Price e Agnes Moorehead.

Um filme bastante importante na concepção e idealização do “Morcego Vingador” que infelizmente é desconhecido por boa parte dos fãs do Morcegão.


Até a próxima, na mesma Bat-hora e no mesmo Bat-canal.




Gostou? Curta nossa fanpage!

0 comentários :