O produtor da série de TV ArrowMarc Guggenheim, deu uma declaração que praticamente serve como uma confirmação de que o vilão Exterminador(Deathstroke) não irá mais ser utilizado em The Batman, o filme solo do homem-morcego que será dirigido por Matt Reeves. A declaração se deu em meio ao comentário de porque Arrow está utilizando o mesmo personagem como um membro fixo do elenco em sua 6ª temporada, que estreia logo mais.
Deathstroke
Perguntado pelo Collider porque o Exterminador havia aparecido muito poucoantes e porque agora seria um membro fixo, Guggenheim respondeu:
É um resultado de… Você sabe, a DC [Comics] controla esses personagens. Nós passamos por um período em que a DC estava tipo “Nós temos planos para o Exterminador que não incluem Arrow”. E isto mudou no fim deste ano.

deathstroke-close-from-twitter
Manganiello como o Exterminador no vídeo de teste.

É muito óbvio que os tais planos da DC para o Exterminador eram ele ser o vilão principal em The Batman, quando este ia ser dirigido por Ben Affleck (que já interpreta o homem-morcego nos filmes) e teria roteiro dele com Geoff Johns e Chris Terrio. O ator Joe Manganiello foi contratado e anunciado para interpretar Slade Wilson e uma filmagem de teste dele usando o uniforme do vilão chegou a ser divulgada pelo próprio Affleck durante as filmagens de Liga da Justiça.
Porém, com a desistência de Affleck em se sentar atrás das câmeras, no início do ano, a chegada de Matt Reeves parece ter mudado isso.
Em suas declarações, Reeves diz que quer realizar um filme mais noir e focado no lado detetive do cavaleiro das trevas – algo que sempre foi negligenciado nos filmes do personagem – e, talvez, neste panorama, o Exterminador não seja o oponente físico adequado ao herói.

Deathstroke Arrow promo_full-body
O Exterminador em Arrow.

Quanto a Arrow, na 1ª temporada, é revelado que o Exterminador estava na ilhaisolada na qual Oliver Queen vai parar após um naufrágio e onde vive situações extenuantes que o transformam no Arqueiro Verde. Após algumas aparições rápidas – na qual era interpretado por um dublê mascarado – Slade Wilson ganhou um rosto, uma história e uma presença mais marcante a partir da 2ª temporada, quando passou a ser interpretado por Manu Bennett. O vilão continuou aparecendo esporadicamente nas temporadas seguintes, mas andava meio sumidodo programa nos últimos tempos.

deathstroke Arrow as slade wilson
Manu Bennett como Slade Wilson em Arrow. 

De volta ao cinema, ainda fica outra questão. A gravação da filmagem teste de Affleck e Manganiello despertou suposições de que o Exterminador apareceria em Liga da Justiça, dirigida por Zack Snyder e também escrito por Chris Terrio. Inclusive, Snyder divulgou uma imagem no Twitter na qual usava uma luva do Batman enquanto revisava algo em um iPod e a ampliação revelava serem storyboards de cenas com o vilão. Os desenhos eram referentes a The Batman ou Liga da Justiça?
justice_league_4k_8k-HDA questão nunca foi respondida, mas surgiram rumores de que Slade Wilson apareceria brevemente no filme da equipe de heróis da DC, numa cena com Lex Luthor – talvez, libertando este da prisão – e abrindo caminho para sua participação em The Batman.
Agora, Zack Snyder se afastou de Liga da Justiça por causa de uma tragédia familiar e o cargo de diretor foi assumido por Joss Whedon, que comanda atualmente um extenso cronograma de refilmagens, mesmo com a estreia do filme ainda marcada para novembro próximo! As notícias sobre as refilmagens indicam que Whedon está transformando o longa radicalmente, mudando o tom, alterando o final, cortando cenas, acrescentando outras e, com isso, eliminando alguns personagens.

Joss Whedon
Joss Whedon.

Nesse panorama, é quase certo que – caso realmente existisse – a participação do Exterminador (e de Lex Luthor) tenha sido eliminada da nova versão. Mesmo tendo dirigido os dois primeiros Vingadores para a Marvel Comics, Joss Whedon sempre criticou e procurou afastar seus filmes do que ele chamava de “problema de episódio”. Por exemplo, ele criticou Star Wars – Episódio V: O Império Contra-Ataca(de 1983) porque este terminava em aberto – com o destino incerto do personagem Han Solo – o que fazia dele mais parecido com um episódio de série de TV do que com um filme para cinema. Para o diretor, um filme tem que funcionar em si mesmo. E ele fez isso com os Vingadores, mesmo com estes heróis pertencendo a um universo maior de filmes.
Neste sentido, Whedon deve estar fazendo a mesma coisa com Liga da Justiça. Assim, aparições algo gratuitas como a de Luthor e do Exterminador, que servem menos à história do filme em si e mais a montar um panorama conjunto do Universo DC nos Cinemas devem ter sido eliminadas pelo diretor.
Talvez isso valha para outros personagens também, como Mera e Vulko, que pertencem ao universo do Aquaman e apareceriam em Liga da Justiça para preparar terreno para o filme solo do herói aquático.