quarta-feira, 18 de outubro de 2017

A editora Panini Comics, que republica o material original da Marvel Comics no Brasil, anunciou o lançamento de uma coletânea com as Melhores Histórias de Wolverine. É uma ótima oportunidade de leitores não familiarizados com os quadrinhos e sua (extensa e confusa) cronologia a embarcar na leitura de grandes contos do mais popular dos X-Men.
wolverine in hulk 180 by herb trimpe
Herb Trimpe não criou Wolverine, mas foi o primeiro a desenhá-lo.
Chamado Wolverine: Antologia, o encadernado traz um conjunto de histórias que cobrem praticamente toda a trajetória do personagem nas HQs, começando com sua primeira aparição – quando foi criado pelo escritor Len Wein e o desenhista John Romita – em The Incredible Hulk 180 e 181, de 1974, com desenhos de Herb Trimpe, na qual o Hulk entra em território canadense e termina confrontando um monstro místico chamado Wendigo, ao mesmo tempo em que o Serviço Secreto Canadense envia seu principal agente para matar o golias verde ou expulsá-lo do país: Wolverine, a Arma X.
Infelizmente, a coleção não traz nenhuma representante das clássicas aventuras iniciais do mutante junto aos X-Men, escritas por Chris Claremont e desenhadas por Dave Crockum primeiro e, depois, por John Byrne. Esta é a maior falta, Imperdoável. A menos que a Panini esteja planejando um outro volume focado nisso. Mas daí este seria o Volume 1 e o lançamento atual seria o Volume 2, não?
uncanny_xmen_205_2 barry windsor-smith
A deslumbrante arte de Barry Windsor-Smith na luta de Wolverine contra Lady Letal.
A coleção salta de 1974 para 1986 para a clássica Unncany X-Men 205, num conto aterrador de Chris Claremont com desenhos sensacionais de Barry Windsor-Smith e o primeiro confronto com a versão upgrade da Lady Letal, uma de suas maiores vilãs.
Wolverine from classic X Men 25 by john bolton
Um conto humano e realista por Ann Nocenti e John Bolton.
Da mesma época também temos a “retroativa” Classic X-Men 25 (uma revista que republicava material clássico da equipe, mas trazia pequenas histórias inéditas), de 1988, na qual vemos Wolverine confrontar um caçador amoral nas terras geladas do Canadá, num conto contundente escrito por Ann Nocenti e desenhado por John Bolton.
x-men-268-wolverine-2-jim-lee
Wolverine na arte de Jim Lee em X-Men 268.
Ainda na revista da equipe, temos Uncanny X-Men 268, de 1990, tirada da fase na qual o desenhista-sensação Jim Lee começava sua temporada nos mutantes, ainda com textos de Claremont.
Wolverine_Vol_2_10
Capa de Wolverine 10: pistas do passado e da relação com Dentes de Sabre.
A partir daí, temos histórias publicadas na revista solo de Logan, lançada em 1988. Começando com Wolverine 10, o clássico conto na qual pela primeira vez é revelado que há uma ligação “parental” e ancestral entre o herói e seu arquiinimigo Dentes de Sabre; com roteiro de Claremont e desenhos de John Buscema.
Em seguida, Wolverine 35, 36 e 37 são representantes da importante fase da revista nas mãos do escritor Larry Hama e do desenhista Marc Silvestri. Depois, o número 95 traz uma história da época em que Logan perdeu o adamantium de seus ossos, com textos de Hama e desenho de Adam Kubert. Por fim, o número 186, de 2003, traz um representante da fase final dessa primeira revista, com uma história de Frank Teri desenhada por Tery Dodson na qual Wolverine luta contra o Justiceiro.
Wolverine_Vol_3_12A outra fase da revista começa representada por Wolverine 12, de 2004, na impactante história escrita por Greg Rucka e desenhada por Darick Robertsonem que acompanhamos o que acontece dentro da mente de Logan e seus sentimentos em relação aos outros membros dos X-Men, especialmente, as mulheres.
Wolverine_Vol_3_32Outra história impactante, vem em Wolverine 32, de 2005, com textos de Mark Millar e desenhos de Kaare Andrews, no qual é contada uma história de Logan em um campo de concentração Nazista nos tempos da II Guerra Mundial. Wolverine 73 e 74, de 2009, com texto de Daniel Way e desenhos de Tommy Lee Edwards, traz uma curiosa história mostrando acontecimentos “cotidianos” de Logan (enfrentar vilões e encontrar heróis como o Capitão América e o Homem-Aranha) no contexto da época da revelação da existência de seu filho, Darhken.
Wolverine_Vol_4_20
Wolverine 20, com arte de Renato Guedes.
Da revista coletiva Strange Tales II 01, de 2010, temos a impactante história Dear Logan, escrita e desenhada pelo brasileiro Rafael Grampá; e encerrando a coletânea temos Wolverine 20, de 2012, outra aventura desenhada por um brasileiro, Renato Guedes, com textos de Jason Aaron, que comemora o 300º número de uma revista solo de Wolverine, na qual Logan precisa encarar o Rei do Crime, o Tentáculo, Dentes de Sabre e mais.
Ao fim da coleção, você terá um excelente compêndio de algumas das melhores histórias já publicadas com Wolverine. Ao que pese (e pesa muito, muito mesmo!) a ausência das fases de Crockum e Byrne ao lado de Chris Claremont no fim dos anos 1970 e início dos 80, Wolverine: Antologia colocará o leitor muito bem situado no universo próprio do baixinho invocado dos X-Men e, completado com Eu, Wolverine Arma X terá uma representação poderosa de boa parte de seu legado nas HQs.
Wolverine: Antologia tem 392 páginas e o lançamento está agendado para 23 de outubro de 2018. O preço está na casa dos R$ 108,00. A capa traz uma ilustração clássica de John Byrne.

Gostou? Curta nossa fanpage!

0 comentários :